O futuro pequeno Nissan 100% elétrico não se limita a pedir emprestada a sua base ao R5. Tal como o carro francês, o Micra é extremamente charmoso, com faróis redondos tanto à frente como atrás, conferindo-lhe uns ares de Be-1, modelo citadino do final da década de 1980.
Há já algum tempo que se especula sobre o futuro Nissan Micra. Mas desta vez, aqui está a primeira foto oficial. A colaboração Renault/Nissan neste projeto deu origem a um novo citadino 100% elétrico que não deixará de atrair as atenções. Embora a equipa de design do construtor japonês não tenha conseguido fugir completamente ao ADN do R5 – as proporções são as mesmas e os dois carros têm as mesmas laterais alargadas – isso não impediu o Nissan de mostrar tanto potencial de sedução como o seu carro irmão.
Na Nissan, houve quem defendesse o nome “Be-1”. O nome vem do mini-buggy de 3,64 metros lançado em 1987, que foi o primeiro dos “pike cars” do construtor japonês: o Pao (1989), o S-cargo (1989) e, finalmente, o Figaro (1991), quatro brinquedos baseados numa plataforma Micra… que acabou por dar o nome ao recém-chegado.
A semelhança familiar com estes simpáticos antecessores, que fizeram furor na sua época, é cultivada por este automóvel 100% elétrico com os seus faróis arredondados, sendo os faróis traseiros realçados por um interior da mesma cor que a carroçaria. Isto confere a este automóvel japonês um aspeto lúdico e uma traseira igualmente atraente. Em termos de tamanho, no entanto, o Micra tem aproximadamente o mesmo comprimento que o R5 (3,92 m).
Também no interior, é impossível esquecer que o Micra deriva do Renault 5. Mas embora a Nissan utilize a mesma estrutura de tablier, tem direito a alguns materiais exclusivos, nomeadamente na parte superior e nos painéis das portas, bem como a alguns truques de estilo.
Até ao momento, sabemos que este Micra será fabricado em Douai, no Norte de França, juntamente com o R5. Por outro lado, não podemos confirmar se o novo Nissan Micra oferecerá as mesmas duas baterias (40 e 52 kWh) e o mesmo número de níveis de potência (95, 120 e 150 cv). E nada nos impede de pensar que a Nissan também poderá propor uma versão Nismo do seu Micra, com os 180 ou 220 CV do Alpine A290. Afinal, a marca acaba de lançar um Arya Nismo com 435 CV.