fbpx




Reviver designs de carros antigos com um toque moderno não é novidade. Os fabricantes de automóveis adoram a nostalgia, o que por vezes se traduz em conceitos de restomod deslumbrantes que gostaríamos que fossem reais.

O Renault R17 é um desses carros. Revelado hoje, a marca pegou num ícone, adaptou-lhe um grupo motopropulsor elétrico e envolveu-o numa impressionante reimaginação do design clássico dos anos 70.

A Renault colaborou com Ora Ïto, o designer francês, neste desenvolvimento, que apresenta uma carroçaria em carbono e algumas proporções incrivelmente boas. O carro inspira-se no Renault 17, um hatchback que o fabricante vendeu de 1971 a 1979.
Os faróis retangulares em LED integram-se no painel frontal, enquanto a barra de luzes traseiras em LED, simples e de largura total, acompanha as linhas simples do automóvel.

Os guarda-lamas alargados do R17 melhoram a sua postura, dando-lhe uma aparência mais desportiva do que o Renault 17 original, e as subtis grelhas acrescentam um pouco de elegância.
No interior, Ora Ïto utilizou materiais e tecidos dos anos 70 para criar um habitáculo contemporâneo que esconde com bom gosto os ecrãs através do design. Quatro ecrãs rectangulares encontram-se atrás do volante retangular, enquanto o ecrã central se encontra horizontalmente por baixo do painel de instrumentos, como um rádio da velha guarda.

Embora tenha um motor elétrico de 270 CV e possa percorrer 390 km com uma única carga, a Renault não tem planos para colocar o conceito em produção. Este carro continuará a ser um caso único que o fabricante irá apresentar em vários eventos futuros, incluindo o Salão Automóvel de Paris de 2024, em outubro.

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade