Revistacarros

Red Bull revela hipercarro híbrido RB17 com 1200 CV

A Red Bull Advanced Technologies apresentou o protótipo do hipercarro RB17, um projeto do designer Adrian Newey que vem na sequência do Aston Martin Valkyrie.

Trata-se de um modelo de produção limitada que promete prestações em pista similares aos de um Fórmula 1, contando para o efeito com um sistema propulsor híbrido e aerodinâmica aprimorada. Este modelo exclusivo para pista começou a ser desenvolvido em 2021 e começará a ser testado no próximo verão, sendo que a produção será consumada nas instalações da Red Bull em Milton Keynes. O preço ronda os 6 milhões de euros (incluindo um programa personalizado de condução), contudo, todas as 50 unidades já têm dono atribuído.

O protótipo mostrado agora no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, aproxima-se do visual final – embora se assuma que o modelo de produção seja mais compacto. Está previsto que, apesar de o RB17 ter sido desenvolvido para pista, possa haver opção de conversões para estrada. Cada unidade permite uma miríade de personalizações, entre cores, materiais e detalhes específicos. A carroçaria tem vários elementos aerodinâmicos que visam aumentar a performance.

Nesse sentido, o fabricante diz que o hipercarro é capaz de gerar 1700 kg de “downforce” e atingir uma velocidade máxima superior a 350 km/h. O sistema propulsor reúne um motor V10 4.5 naturalmente aspirado desenvolvido pela Cosworth capaz de debitar 1000 cv e atingir 15.000 rpm. A este junta-se um motor elétrico de 200 cv/147 kW colocado na caixa automática que envia potência para o eixo posterior. A potência combinada é de 1200 cv, num modelo que, segundo a Autocar, pesa 805 cv na sua forma mais leve. O chassis deste RB17 tem uma configuração inspirada na competição, com uma suspensão ajustável de tipo “pushrod”, travões em carbono e pneus Michelin desenvolvimentos exclusivamente para este hipercarro.
Apesar de ter anunciado a sua saída da Red Bull Racing, Adrian Newey mantem-se empenhado em concluir o processo de desenvolvimento do RB17.

Exit mobile version