Seja num carro, num avião ou possivelmente na sua secretária, toda a gente já se sentou num banco Recaro em algum momento. Agora, a Recaro Automotive declarou falência.
Segundo o Automobilwoche, o pedido de falência da famosa empresa de assentos e bancos foi uma surpresa para os empregados e para o IG Metall, um dos principais sindicatos. A notícia veio à tona a 29 de julho na Alemanha, através do Tribunal Distrital de Esslingen.
“O que isto significa para os 215 empregados da Recaro Automotive GmbH em Kirchheim não é claro”, disse o sindicato, segundo o Automobilwoche. “Esperamos que todas as opções sejam esgotadas para garantir os postos de trabalho e encontrar uma solução sustentável”.
O conselho de empresa também manifestou o seu desapontamento, uma vez que os trabalhadores tinham ajudado a manter a empresa economicamente estável, renunciando e adiando salários. “Estamos desiludidos e sentimo-nos desiludidos com a administração”, declarou o presidente da comissão de trabalhadores, Frank Bokowits.
Neste momento, o pedido de falência aplica-se apenas à Recaro Automotive. Isso significa que aviões, cadeiras de escritório, cadeiras de jogos e cadeiras de bebé não são afetados por enquanto.
A Recaro Automotive não é a única marca relacionada com o sector automóvel a comunicar problemas financeiros neste momento. A BBS, fabricante de jantes de longa data, também apresentou um pedido de insolvência no Tribunal de Rottweil. A empresa terá deixado de pagar os salários de maio e junho.
A BBS esteve em dificuldades várias vezes ao longo da última década, nomeadamente em 2007, 2010, 2020 e 2023. A ISH Management Services adquiriu a BBS Automotive GmbH antes deste processo, que declarou numa declaração: “Nunca iremos desiludir as pessoas que percorreram este caminho connosco. Nunca desistiremos da marca BBS, que para nós é uma das maiores marcas globais alemãs. Temos um plano e estamos determinados a pô-lo em prática”.
De acordo com a Auto Motor Sport, o acordo para a transferência da marca e dos direitos de distribuição foi concluído em junho de 2024. Também aqui, o sindicato IG Metall ficou completamente surpreendido e terá ficado perplexo com o comportamento da direção.
Para além das suas ofertas de pós-venda, a BBS forneceu jantes a inúmeros fabricantes de automóveis ao longo dos anos, incluindo a Porsche, BMW, Mercedes-Benz e outros. Contactámos a Recaro Automotive e a BBS para obter comentários; atualizaremos este post se soubermos de algo novo.