O grupo Jaguar-Land Rover (JLR) anunciou que o Range Rover e o Range Rover Sport vão ser montados na Índia, marcando a primeira vez que um Range Rover é produzido fora do Reino Unido.
Estes modelos estarão disponíveis exclusivamente para o mercado indiano, prometendo tempos de espera mais curtos para a clientela da marca naquele país. O par de SUVs emblemáticos era anteriormente produzido em exclusivo na fábrica de Solihull, no Reino Unido, que a empresa orgulhosamente designa como “a casa global do Range Rover”. A partir de agora, alguns acabamentos também serão montados a partir de kits de desmontagem em Pune, na Índia.
A fábrica de Pune, situada perto da capital Mumbai, é propriedade da empresa-mãe da JLR, a Tata Motors. Desde 2011, tem servido como centro de produção para dez outros produtos JLR adaptados para o mercado indiano, começando com o Land Rover Freelander. Atualmente, fabrica o Range Rover Evoque e Velar, o Jaguar F-Pace e o Land Rover Discovery Sport.
Lennard Hoornik, Diretor Comercial da JLR, comentou: “A Índia tem registado um crescimento económico estável e notável nos últimos anos e espera-se que continue esta trajetória num futuro próximo.”
Falando sobre a nova unidade de produção, Hoornik acrescentou: “Embora o Range Rover passe a ser ‘Made in India’ para os clientes deste mercado, o seu design britânico exemplar mantém-se distinto e continuará a definir a elegância estética e a sofisticação tecnológica que são sinónimos da marca Range Rover.”
O Range Rover fabricado na Índia está disponível em duas versões: o Autobiography, equipado com um motor a gasolina de 3,0 litros com 398 CV, e o HSE, equipado com um motor diesel de 3,0 litros com 351 CV.
As primeiras unidades produzidas na Índia dos dois modelos serão apresentadas na nova Range Rover House India, situada na cidade costeira de Alibaug. O início das entregas está previsto para 24 de maio para o Range Rover e para 16 de agosto para o Range Rover Sport. De acordo com Geraldine Ingham, Directora-Geral da Range Rover, as vendas da marca na Índia aumentaram 160% em 2024, o que indica perspectivas promissoras para o futuro.