Revistacarros

R da VW deverá tornar-se marca desportiva de elétricos

A saga R começou em 2002 com o Golf R32. Depois, foi a vez do Passat R sedan/carrinha surgiu em 2008, seguido um ano mais tarde pelo Scirocco R, enquanto o Polo R WRC aterrou em 2013.

Nos últimos anos, o “R” foi também utilizado para versões mais apelativas dos SUV T-Roc, Tiguan e Touareg e ainda do Arteon.

Mas em 2024, a VW quer que o R evolua para uma marca independente. Será que vai ser mesmo assim?  O plano é abrir uma secção dedicada ao Volkswagen R no parque temático Autostadt, em Wolfsburg. Trata-se de uma atração para visitantes situada perto da fábrica da marca, com uma filosofia semelhante à do BMW Welt em Munique. Anualmente, cerca de dois milhões de pessoas visitam o Autostadt e os seus múltiplos pavilhões dedicados às marcas do Grupo VW, desde a Skoda e a SEAT até à Audi e à Lamborghini. Um pavilhão R com 1.076 metros quadrados juntar-se-á a eles este verão.

Os fãs dos VW mais apetecíveis terão a oportunidade de ver os concept cars e os modelos de produção de série limitada. Inevitavelmente, haverá modelos de desempenho elétrico em exposição. A VW afirma que a linha R irá evoluir gradualmente nos próximos anos, com veículos elétricos mais potentes em preparação. O processo já começou com o Touareg R – completo com uma unidade de potência V-6 híbrida plug-in.


No entanto, ainda há vida para o motor de combustão interna. O Golf R facelift vai ser lançado este verão mas, infelizmente, sem caixa de velocidades manual.
A decisão da VW de distanciar a R (originalmente chamada Volkswagen Individual GmbH) da marca principal começou em 2020, quando se tornou uma unidade de negócios separada.

Quanto ao futuro, a VW afirmou que a nona geração do Golf será exclusivamente elétrica.  Entretanto, o R está a sair-se melhor do que nunca, uma vez que foram produzidos mais de 35.000 automóveis em 2023, um recorde para a marca. Desde 2002, foram vendidos mais de 300.000 veículos com o logótipo R.

Exit mobile version