Desde 1975, o Volkswagen Polo tem feito as delícias de gerações e tornou-se pioneiro na sua classe: sempre foi sinónimo de mobilidade acessível, design intemporal e tecnologia pioneira.
Com mais de 20 milhões de veículos vendidos em seis gerações, o Polo estabeleceu-se como um dos modelos de maior sucesso na sua classe. Em 2025, a Volkswagen celebra o 50.º aniversário deste pequeno automóvel compacto.
Quando o VW Carocha foi substituído nos anos 70, a Volkswagen tinha vários modelos na manga: o Passat chegou ao mercado em 1973, seguido um ano mais tarde pelo Golf, enquanto o Polo fez a sua estreia em 1975. Até à data, não tinha existido veículo que fosse tão pequeno e requintado.
Posicionado no segmento abaixo do Golf, o Polo completava na perfeição a então nova gama de modelos com tração dianteira. 50 anos depois e na sua sexta geração, o Polo provou que um automóvel pequeno pode afirmar-se com confiança de uma forma agradável. Mais de 20 milhões de automóveis vendidos falam por si.
O pequeno Volkswagen apresentado em março de 1975 baseava-se no Audi 50. Com ligeiras alterações, entrou em produção em série em Wolfsburg com o nome de Polo e rapidamente deu uma lufada de ar fresco no segmento dos utilitários. Com o seu design simples e a sua elevada funcionalidade, o Polo captou o espírito da época. Eficiente, prático e acessível, o veículo leve também se caracterizava pela agilidade, pelas excelentes características de condução e pelos motores económicos. Virtudes fundamentais que têm continuado a história de sucesso desde então.
A cada geração, foi-se desenvolvendo. A partir de 1981, o Polo II introduziu uma série de melhorias, incluindo mais espaço e conforto, bem como motores modernizados. Em 1987, a série especial limitada Polo Coupé GT G40 assistiu à estreia de sobrealimentação de tipo scroll, que proporcionou mais potência. A terceira geração, a partir de 1994, dá um novo salto em frente, também em termos de tecnologia.
O Polo III foi um dos primeiros veículos da sua classe com dispositivos de segurança inovadores, como os airbags. Em 1998, o Polo foi disponibilizado pela primeira vez como GTI. Com um aumento significativo das dimensões exteriores, a quarta geração abriu portas a um novo nível de conforto e de segurança a partir de 2002, com airbags frontais e laterais, direção assistida e ABS de série. O Polo V assistiu à introdução de uma série de inovações digitais: a partir de 2009, os sistemas de infotainment e de assistência tornaram a condução mais confortável do que nunca.
O Polo V também impressionou no desporto automóvel: com o Polo R WRC, a Volkswagen conquistou o título do Campeonato do Mundo de Ralis por quatro vezes consecutivas a partir de 2013.
A sexta geração, lançada em 2017, foi baseada na plataforma modular MQB e estabeleceu novos padrões em termos de conectividade, segurança e dinâmica. O Polo tornou-se ainda mais digital e inovador com a atualização de 2021. O automóvel compacto possui sistemas de assistência e de conforto que, de outra forma, só são conhecidos em segmentos superiores.