fbpx




Ao escolher um veículo elétrico, os principais fatores para os compradores são normalmente o preço e a autonomia. Mas, salvo raras excepções, é pouco provável que a localização da porta de carregamento seja um detalhe a ter em conta.

E, no entanto, existe uma escolha, entre os construtores que a escondem sob a grelha do radiador, os que a colocam à frente, perto do arco da roda, à direita, à esquerda, em ambos… Embora não exista uma norma nesta área, há uma marca que parece estabelecer a referência: a Tesla. Com a ficha do lado do condutor, na parte de trás. E porquê?

Muito simplesmente devido à sua extensa rede de supercarregadores, otimizada para os seus veículos. E isso pode rapidamente tornar-se uma dor de cabeça para os utilizadores de outras marcas de veículos se a porta não estiver do lado certo. Mas a parte mais “louca” é quando ficamos a saber como a Tesla escolheu a sua própria localização para a porta de carregamento…

A história vem de um certo Peter Rawlinson, que não é outro senão o Diretor Executivo da Lucid, um dos concorrentes americanos da Tesla. Antes da Lucid, foi engenheiro-chefe do Model S e vice-presidente de engenharia da Tesla. Trabalhando sob a direção de Elon Musk, Rawlinson pensou que a porta de carregamento deveria ser instalada do lado do condutor, mas na parte da frente.

Mesmo à frente da porta, ao nível do arco da roda. Mas o seu patrão não tinha a mesma visão. De facto, o CEO da Tesla estava a pensar mais na traseira por razões práticas e muito… pessoais! Segundo Rawlinson, a decisão de instalar a porta na traseira do Model S, o primeiro modelo real a ser comercializado em grande escala pela marca, foi de facto inspirada na disposição da garagem da sua casa. Que, aliás, nem sequer era dele!

Na casa que Elon Musk alugava na altura, no bairro chique de Bel Air, era mais fácil imaginar o carregamento de um carro elétrico com uma porta na parte de trás, do lado do condutor, para “não tropeçar no cabo”. Foi assim que tudo começou para milhões e milhões de carros Tesla: na garagem de uma casa alugada. Pelo menos, foi isso que Rawlinson disse numa entrevista.

Podemos imaginar que a porta poderia ter sido colocada noutro local se Musk tivesse ocupado a casa ao lado com uma disposição diferente! E foi isso que levou uma série de fabricantes de automóveis a colocarem as suas portas de carregamento também nesse sítio.

E a Lucid é um excelente exemplo: enquanto a berlina Air, o primeiro modelo da marca, tinha uma porta na frente à esquerda, como inicialmente previsto por Rawlinson nos modelos Tesla, o mais recente SUV Gravity deslocou-a para a traseira, do lado do condutor. Para que também possa ser carregado nos Superchargers da Tesla.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade