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10.500 atletas e dezenas de milhares de trabalhadores, incluindo o pessoal das delegações, jornalistas, pessoal de segurança… O dispositivo de organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 é imenso, o que faz dele uma cidade dentro de uma cidade.

Entre todas as dificuldades que isso implica, há uma particularmente complicada: deslocar diariamente um grande número de pessoas em ambientes extremamente povoados.
É precisamente esta complexidade que faz dos Jogos um laboratório perfeito para a experimentação de novos veículos, que podem ser desenvolvidos especificamente para a ocasião. E é a Toyota que se encarrega disso, mais uma vez como “parceiro global de mobilidade” dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, disponibilizando uma frota de mais de 3.000 veículos.

Para além do número, é interessante descobrir o que são estes veículos, que em alguns casos parecem saídos de um filme de ficção científica…..
Quer tenha ou não visitado uma cidade durante os Jogos, pode provavelmente imaginar como a situação pode ser caótica, dada a enorme afluência de pessoas de todo o mundo. E se é comum o público deslocar-se em transportes públicos, os atletas e o seu pessoal têm de encontrar meios de transporte alternativos e igualmente eficientes.
Para deslocar as pessoas em zonas pedonais, a Toyota optou por uns veículos muito curiosos que parecem trotinetas eléctricas, mas… não são. Denominados C+Walk S e C+Walk T, com ou sem assento, respetivamente, foram concebidos para circular a uma velocidade máxima de 6 km/h e estão equipados com um sistema de deteção de obstáculos.

Para a mobilidade pessoal dos atletas paralímpicos, existem 200 sistemas de cadeiras de rodas ou skates com guiador para mobilidade eléctrica, mesmo durante a cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos.
Quando se trata de deslocar grupos de várias pessoas nos locais dos Jogos Olímpicos, entram em ação cerca de 250 Accessible People Movers (APM), transportadores elétricos que também são acessíveis a cadeiras de rodas e são utilizados como vaivéns dentro da Aldeia Olímpica e Paralímpica.
A fechar o círculo, 150 carrinhas tradicionais derivadas do Toyota Proace Verso, em versão eléctrica, são utilizadas para transferências urbanas em estradas abertas ao trânsito.

Naturalmente, os Jogos Olímpicos de Paris não se realizam num único local, mas em toda a cidade, nos seus arredores e sub-sítios. Para distâncias mais longas, é utilizada uma frota de Toyota bZ4X, Proace, Proace Verso, Mirai e Lexus RX.
Neste ponto, podemos responder à pergunta do título: o total final da frota olímpica é de 3374 veículos, dos quais 500 a hidrogénio, 845 híbridos, 176 híbridos plug-in e 1003 elétricos.

No fundo, trata-se de uma representação de todas as motorizações disponíveis na gama Toyota mas, sobretudo, da filosofia de “neutralidade tecnológica” que o gigante japonês prossegue com convicção há vários anos.
E se está a perguntar-se o que acontecerá a todos estes Toyota no final dos Jogos Olímpicos, a resposta é que ficarão em Paris. Os veículos de mobilidade pessoal serão colocados à disposição de pessoas com deficiência, enquanto os outros farão parte das frotas de baixas emissões do município.
É o caso dos 500 Toyota Mirai que se juntarão à frota de táxis a hidrogénio de Paris, que conta atualmente com nada menos que 1000 veículos.

 

Ricardo Carvalho

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