Os veículos elétricos estão a ganhar força, mas nem todos os modelos deixam os seus proprietários igualmente satisfeitos. Um novo estudo revela que os proprietários de VE nos EUA estão geralmente satisfeitos com os seus veículos, com o BMW iX a surgir como o modelo mais bem classificado.
Apesar de uma queda de 11% nas vendas no ano passado, para 15 383 unidades, o SUV alemão totalmente elétrico conquistou os seus proprietários, ultrapassando muitos dos veículos elétricos mais populares em termos de satisfação geral.
O estudo 2025 U.S. Electric Vehicle Experience Ownership Study da J.D. Power classificou os veículos numa escala de 1000 pontos em várias áreas-chave. Estas incluem a autonomia da bateria, o custo de propriedade, o prazer de condução, a precisão da autonomia, o acesso ao carregamento público, a facilidade de carregamento em casa, o design, as caraterísticas de segurança e tecnologia, a experiência de assistência e a qualidade e fiabilidade gerais. Este ano, o estudo entrevistou 6.164 proprietários de modelos BEV e PHEV de 2024 e 2025 para obter seus comentários.
O BMW iX obteve 790 pontos em 1.000 possíveis, conquistando o primeiro lugar geral e liderando a categoria BEV premium. Logo atrás ficou outro modelo da BMW, o i4, com uma pontuação de 783. Seguiram-se o Rivian R1S com 770, o Tesla Model 3 com 767 e o Polestar 2 com 764. A classificação média dos VEB premium foi de 756, com o Tesla Model Y (749), o Audi Q8 e-tron (722) e o Cadillac Lyriq (717) a ficarem abaixo deste valor de referência.
A liderar o caminho entre os VEBs do mercado de massas esteve o Hyundai Ioniq 6 com uma classificação de 751. No entanto, poder-se-ia argumentar que o Tesla Model 3 e o Y também deveriam ser considerados VEBs do mercado de massas, em vez de ofertas premium. Outros veículos com bom desempenho foram o Kia EV6 (743), o Chevrolet Equinox EV (737) e o Hyundai Ioniq 5 (728).
O estudo também questionou os proprietários sobre a educação e formação que receberam dos concessionários ou do fabricante. Embora 69% dos compradores de VEB pela primeira vez tenham recebido alguma formação, podem ser envidados maiores esforços, o que poderá aumentar a satisfação dos proprietários.
A classificação de topo do BMW iX sublinha o facto da satisfação nem sempre estar relacionada com os números de vendas, destacando a importância da experiência de propriedade na formação da lealdade do consumidor.