fbpx




Durante quase vinte anos, o Fiat Panda foi o automóvel mais vendido em Itália. O mesmo aconteceu em 2024, embora o automóvel mais popular no Velho Continente tenha sido o Dacia Sandero (268 101 unidades, +14%), seguido do Renault Clio (216 317, +7%) e do Volkswagen Golf (215 715, +17%).

Entre os grandes mercados, o único que registou um bom crescimento foi Espanha (+7,1%), seguida do Reino Unido (+2,6%), enquanto a França caiu 3,2%, a Alemanha 1% e a Itália 0,5%. Um olhar mais atento a estes mercados revela quais os modelos preferidos e, em mais do que um caso, verificamos que são os “nacionais” que são mais populares.

Como mencionado no início, em 2024, o Fiat Panda continuou a ser o automóvel mais vendido em Itália, com 99 871 unidades registadas. Em segundo lugar ficou o Dacia Sandero, com 60 380 unidades, seguido do Jeep Avenger, que registou 41 184 registos.

Na Alemanha, todo o pódio foi ocupado por automóveis Volkswagen: o primeiro foi o Golf (100 183 unidades), seguido do T-Roc (75 398 unidades) e do Tiguan (67 057 unidades).

No mesmo ano, o ranking francês voltou a ser dominado pelos automóveis nacionais, com o Renault Clio a liderar (91.435 unidades), seguido do Peugeot 208 (88.918 unidades); mais uma vez, o Sandero esteve no pódio, mas em terceiro lugar, com 75.978 vendas.

Em Espanha, por outro lado, o automóvel mais popular foi o próprio Sandero (32 994 unidades), seguido do Toyota Corolla (22 124 unidades) e, em terceiro lugar, um automóvel espanhol, o SEAT Ibiza (22 021 unidades).

Em contrapartida, no Reino Unido, o favorito é o Ford Puma (48 340 unidades), seguido do Kia Sportage (47 163 unidades) e do Nissan Qashqai (42 418 unidades). Por último, na Turquia, os automóveis mais vendidos foram o Fiat Egea/Tipo (58 983 unidades), seguido do Renault Clio (50 891 unidades) e do Renault Megane (40 077 unidades).

País Marca e modelo Unidades vendidas em 2024
Áustria – Volkswagen Golf – 8 670
Bélgica – BMW X1 – 15 328
Bulgária – Skoda Octavia – 1 956
Chipre – Kia Stonic –
Croácia – Skoda Octavia – 4.956
Dinamarca – Tesla Model Y – 10.473
Estónia – Skoda Octavia –
Finlândia Toyota Corolla –
França – Renault Clio – 91.435
Alemanha – Volkswagen Golf – 100.183
Grécia – Toyota Yaris Cross –
Irlanda – Hyundai Tucson – 4.679
Itália – Fiat Panda – 99.871
Países Baixos – Tesla Model Y – 19 058
Polónia – Toyota Corolla – 20 000
Portugal – Dacia Sandero – 7.760
Reino Unido – Ford Puma – 48.340
República Checa – Skoda Octavia –
Roménia – Dacia Logan – 14 974
Eslováquia – Skoda Octavia –
Eslovénia – Renault Clio –
Espanha – Dacia Sandero – 32.994
Suécia – Tesla Model Y – 14.992
Hungria- Suzuki Vitara – 7.000

Falando de carros mais vendidos, é interessante notar que na Noruega, onde dos 128.691 carros novos foram registados (mais 1,4% em 2023), 114.400 eram elétricos, ou 89% do total (acima dos 82,4% em 2023).

Especificamente, os modelos mais vendidos foram:

Tesla Model Y: 16.858 unidades (13,1%)
Tesla Model 3: 7.264 unidades (5,6%)
Volvo EX30: 7.229 unidades (5,6%)
Volkswagen ID.4: 7.222 unidades (5,6%)
Toyota bZ4X: 6.007 unidades (4,7%)
Skoda Enyaq: 4.610 unidades (3,6%)
Nissan Ariya: 3.772 unidades (2,9%)
Volkswagen ID.3: 3.634 unidades (2,8%)
Toyota Yaris: 3.523 unidades (2,7%)
Audi Q4 e-tron: 3.449 unidades (2,7%)

Em comparação com o resto da Europa, a Noruega continua a registar números encorajadores na transição para a mobilidade elétrica: em janeiro de 2025, quase todos (95,8%) os novos carros registados eram elétricos, uma percentagem que aproxima o país do seu objetivo de vender apenas veículos de emissões zero até este ano.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade