Elon Musk tem-no dito repetidamente: dois novos Tesla, mais económicos, serão lançados em 2025. Não estamos a falar do Model 2, que ainda está muito longe, mas de veículos intermédios entre esse hipotético compacto e os atuais Model 3 e Model Y.
Com o Ano Novo à porta, começam a circular os primeiros rumores. Na China, de facto, fala-se de um misterioso Tesla Model Q, um automóvel elétrico que deverá custar cerca de 30.000 euros e que será apresentado dentro de seis meses.
Este Model Q (nome não oficial) utilizará uma plataforma evoluída em comparação com a utilizada para o Model 3 e o Model Y, e montada de forma mais eficiente graças à adoção de certos princípios derivados do cobiçado método “unboxed” que a empresa está a desenvolver.
Ao contrário do que foi afirmado no passado, estes veículos poderão ser construídos nas linhas de produção atuais, de onde saem agora o “3” e o “Y”. Fontes chinesas referem que Travis Axelrod, diretor de relações com investidores da Tesla, revelou o nome oficial do próximo veículo. Diz o texto:
“Durante a sua reunião com investidores no Deutsche Bank, Axelrod delineou planos formais para o lançamento de um novo veículo chamado Model Q, a ser revelado no primeiro semestre do próximo ano”.
Ainda de acordo com os rumores, este Model Q deverá ser 15% mais pequeno do que o Model 3 e pesar menos 30%. Terá duas baterias, ambas com química de lítio-ferro-fosfato (LFP), que tem um baixo custo de produção.
Haverá uma bateria de 53 kWh e uma de 75 kWh (não sabemos se estas são capacidades brutas ou líquidas). É provável que a gama do Modelo Q inclua opções com tração traseira, bem como tração integral com dois motores, um em cada eixo.