Revistacarros

Protótipo Morphoz antecipa nova família elétrica da Renault

A Renault deu a conhecer o protótipo Morphoz que ilustra a sua visão para a mobilidade elétrica pessoal e partilhada num horizonte pós-2025.

O novo concept de crossover explora a futura plataforma modular elétrica CMF-EV, criada pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para oferecer várias configurações em termos de potência, capacidade e autonomia, mas também de habitabilidade e volume de porta-bagagens. Recarregável por indução e sempre conectado, está dotado de funções de condução autónoma de nível 3 e de partilha.
Com o seu design, detalhes e apresentação interior, o Morphoz antecipa também uma nova família de modelos elétricos Renault, que chegará nos próximos anos. A sua modularidade exprime-se através da transformação física que se opera entre as suas duas versões: curta ‘City’ e longa ‘Travel’. O veículo consegue adaptar-se aos diferentes momentos de vida dos seus utilizadores, entre uma utilização quotidiana e os trajetos de férias, por exemplo.

A versão ‘City’ disponibiliza uma capacidade da bateria de 40 kWh que proporciona uma autonomia até 400 quilómetros, respondendo às necessidades quotidianas de 90% dos utilizadores. Para os restantes 10%, o Morphoz pode ser equipado com um pack suplementar de baterias, segundo o princípio do ‘Travel Extender’. Nesta situação, o veículo transforma-se na versão ‘Travel’ numa estação dedicada, ao mesmo tempo que uma tampa situada na carenagem do fundo plano se abre por cima da tampa da estação, sendo instaladas 50 kWh de baterias a bordo do veículo. Momentos depois, o Morphoz sai da estação com uma autonomia de 700 quilómetros, se for utilizada em autoestrada. No regresso, ou utilizador volta a passar pela estação de serviço para devolver as baterias suplementares e recuperar a capacidade inicial de 40 kWh. enquanto a ‘Travel’ está preparada para receber uma capacidade adicional para percorrer trajetos mais longos.

Na versão City, o Morphoz tem um comprimento de 4,40 metros e uma distância entre-eixos de 2,73 metros, exibindo uma assinatura luminosa realçada por segmentos de LED suplementares. O seu motor elétrico desenvolve uma potência de 100 kW.
A versão longa Travel apresenta um comprimento de 4,80 metros e uma distância entre-eixos de 2,93 metros, que permite incorporar uma bateria com uma capacidade de 90 kWh e oferecer mais espaço para as pernas dos passageiros. Esta versão Travel distingue-se por uma identidade dianteira específica e vem equipada com um motor elétrico com 160 kW.

Exit mobile version