fbpx




O caminho da Nissan rumo à neutralidade carbónica prossegue a bom ritmo, após a produção do LEAF 100% elétrico ter ultrapassado o número de Nissan Bluebird construídos na fábrica de Sunderland.

A Nissan inaugurou a fábrica de Sunderland, no Reino Unido, com a produção do Nissan Bluebird, um produto icónico na época. Entre 1986 e 1990 foram produzidas 187.178 unidades do Bluebird.

Quando a produção estava no seu auge eram necessárias mais de 22 horas para concluir a construção de cada Bluebird. Atualmente, mais de 35 anos depois, as incríveis melhorias ao nível das tecnologias de produção permitiram reduzir este tempo para 10 horas no caso do Nissan LEAF, tendo já sido fabricadas 195.380 unidades da nova geração do pioneiro automóvel elétrico puro da Nissan.

A passagem das porcas de rodas e carburadores para a arquitetura elétrica e cibersegurança não alterou o compromisso inabalável da Nissan para com a qualidade. O número de funcionários nas instalações de Sunderland cresceu de 430 em 1986 para 6.000 atualmente, sendo que 19 daqueles que 86 trabalhavam no Bluebird estão agora na linha de fabrico do Nissan LEAF.

O primeiro automóvel a sair da linha de montagem foi um exemplar de teste de produção que recebeu o nome de Bluebird Job 1 e que é a peça central da exposição no museu local, perpetuando o significado desse primeiro automóvel. Mas o Nissan LEAF também já ficou registado na história da fábrica, quando a unidade 500.000 produzida globalmente saíu precisamente da linha de Sunderland.

Ao longo da última década, o automóvel ganhou distinções em todo o mundo, incluindo Automóvel do Ano 2011 na Europa, Automóvel do Mundo do Ano 2011 e Automóvel do Japão do Ano em 2011 e 2012. Atualmente existem mais de meio milhão de LEAF nas estradas a nível mundial.

A Nissan definiu para si própria o objetivo de atingir a neutralidade carbónica em todas as operações da empresa e durante todo o ciclo de vida dos seus produtos até 2050. Como parte deste esforço, nos inícios da década de 2030, cada novo automóvel da Nissan disponibilizado nos principais mercados mundiais será eletrificado, bem como serão introduzidas inovações na tecnologia de produção e eletrificação.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade