Apresentado recentemente na famosa feira tecnológica CES.
Não é a primeira vez que uma empresa tecnológica se lança na aventura de criar um automóvel. Famosos são os casos da Google, Apple ou Microsoft e agora o gigante japonês Sony surpreende com um protótipo de um automóvel elétrico. O primeiro carro da Sony é, de momento, um protótipo, e chama-se Vision-S.
Apresentado na célebre feria tecnológica CES de Las Vegas, o concept car foi desenvolvido em colaboração com a Magna Steyr, que criou a nova plataforma, a Bosch, a Continental, a ZF ou a NVidia. Não foram avançados detalhes se entrará em produção proximamente, mas a verdade é que teria o seu espaço no mercado, porque o veículo, um sedã de cuatro portas, não deixou ninguém indiferente e está dotado com tecnologia inovadora.
Competirá com o Taycan?
Há quem já tenha procurado semelhanças com modelos existentes no mercado como o Tesla Model S ou o inédito Porsche Taycan. Não podemos negar um ou outra similaridade no design ou na mecánica, embora este primeiro automóvel da Sony esteja muito mais orientado para o equipamento tecnológico, designadamente para a componente digital.
Conta com dois motores elétricos, um por cada eixo, que combinados oferecem uma potência de 272 CV (nisto fica bastante abaixo do elétrico da Porsche). Assim, pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 239 km/h. Não foi avançada mais nenhuma informação oficial relativamente às baterias ou à autonomia.
33 sensores incorporados
Além da sua propulsão completamente elétrica, o Sony Vision-S Concept avança na área da condução autónoma, estando instalados até 33 sensores em todo o veículo. Estes têm a capacidade de detetar veículos e peões, além de outras incidências da la via e alertar o conductor. Assim, o primeiro automóvel da Sony terá um nível de condução autónoma de nível 2 ou semiautónoma, embora seja necessário que o condutor continue a manter o controlo do veículo.
Esta é uma das novidades tecnológicas do protótipo da Sony, mas há mais. Nas primeiras imagens disponibilizadas do modelo chama a atenção o ecrã panorâmico corrido que se estende em toda a largura do tablier. Este está dividido em três partes: painel, ecrã central e mostrador auxiliar para o acompanhante. Nos extremos, foram colocados dois ecrãs auxiliares para oferecer a visão os retrovisores virtuais, uma tecnologia que já vimos no Audi e-tron.
Televisões, videojogos e agora carros?
Muitos meios já especularam acerca de uma nova divisão automóvel dos japoneses, orientada para a mobilidade sustentável com automóveis emissões zero. Na verdade não existe nada mais do que a apresentação deste Vision-S no CES. Veremos se nos próximos meses se materializa o projeto ou fica só como mais uma das centenas de propostas que já foram produzidas no âmbito desta febre do automóvel elétrico.