O primeiro Lamborghini elétrico será lançado em 2029. Está, portanto, a quatro anos da sua apresentação e, para já, apenas sabemos que poderá ser parecido com o Lanzador, um concept apresentado na Monterey Car Week em 2023.
Tudo o resto está a ser mantido em segredo em Sant’Agata. Ou melhor, quase tudo. Sim, porque durante a apresentação dos resultados financeiros do Grupo Volkswagen para 2024, Oliver Blume, CEO da multinacional alemã, da qual a Lamborghini (controlada pela Audi) faz parte, deu algumas pistas sobre este ‘Lambo’ sem emissões.
O número um da Volkswagen explicou como este veículo será uma “grande oportunidade para o Grupo VAG”, pois nascerá das sinergias entre as diferentes marcas.
Baseado numa plataforma desenvolvida sob a responsabilidade da Porsche, com a colaboração da Audi, Bentley e Lamborghini, garantirá grande desportividade e uma potência muito superior à de qualquer outro modelo da marca italiana.
De facto, Blume indicou que a plataforma permitirá até 2.000 CV de potência, números de hipercarro.
Não sabemos se o modelo de produção manterá a disposição de dois motores do Lanzador, um por eixo, ou se terá um para cada roda, mas sabemos a voltagem da bateria: 980 volts. Será, portanto, muito superior aos atuais 800 V utilizados pela última geração de automóveis elétricos.
Um valor que permitirá um carregamento ainda mais rápido e uma maior eficiência energética. Embora falando de Lamborghini (especialmente um carro tão especial como o elétrico), não podemos certamente esperar preços populares.
Embora não seja necessário, Blume disse que o Lamborghini elétrico será construído em Sant’Agata Bolognese, como todos os outros “Lambo” da história, embora sem dizer onde serão produzidas as baterias e outros componentes. No entanto, como partilhará uma plataforma com outros modelos do Grupo, é provável que a sua origem não seja italiana.
Em termos de estilo, “será um Lamborghini muito reconhecível”, com linhas angulares e a forma de cunha que sempre caraterizou os automóveis Lamborghini.