Revistacarros

Primeiro automóvel importado para Portugal encerra celebração dos 120 do ACP

Um Panhard & Levassor, o primeiro automóvel importado para Portugal, em 1895, transportará o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no encerramento das celebrações dos 120 anos do Automóvel Club de Portugal.

A cerimónia decorre amanhã, dia 4 de novembro, pelas 16h30, no Museu Nacional dos Coches, na Praça Afonso de Albuquerque junto aos Jardins de Belém.

ACP Panhard & Levassor

O Panhard & Levassor chegou a Portugal há 128 anos pela mão de D. Jorge d’Avillez, tendo sido classificado, na época, pela alfândega como uma máquina movida a vapor. Diz a história que foi igualmente com este automóvel que se deu o primeiro acidente de viação no nosso país, ao ter atropelado um burro na sua viagem de estreia entre Santiago do Cacém e Lisboa.

Nos anos 50 foi doado ao ACP pela família Garrido e esteve exposto durante vários anos no Museu dos Transportes e Comunicações, na Alfândega do Porto. Este ícone da história automóvel foi, nos últimos anos, alvo de um profundo restauro de motor nas oficinas do Museu dos Coches.

Exit mobile version