A Subaru acaba de fazer história na segurança automóvel: o renovado Forester, já à venda no Japão, estreia o primeiro airbag externo do mundo concebido especificamente para proteger ciclistas.
A tecnologia, que já existia para peões, foi agora redesenhada e ampliada para cobrir também quem anda de bicicleta — um avanço que poderia ser precioso nas estradas portuguesas, mas que, por agora, fica confinado ao mercado japonês.
Como funciona?
O sistema, instalado no capô e junto aos pilares A (aqueles que ladeiam o para-brisas), ativa-se em milissegundos ao detectar um impacto:
- Protege a cabeça e o torso do ciclista, amortecendo o choque contra zonas rígidas do carro.
- É maior do que os airbags para peões (introduzidos pela Subaru em 2016), já que os ciclistas estão mais elevados.
- Cobre parcialmente os pilares A, estruturas perigosas em colisões devido à sua rigidez.
A marca japonesa garante que esta é a primeira tecnologia do género no mundo — e os dados não mentem: em acidentes com bicicletas, lesões graves na cabeça são frequentes precisamente por causa do impacto com estas zonas do veículo.
Vai chegar a Portugal?
Por agora, o airbag externo da Subaru só está confirmado para o mercado japonês. Mas se o sistema provar a sua eficácia, é possível que outros fabricantes sigam o exemplo.
Leia também: Vision V da Mercedes-Benz mostra o futuro dos monovolumes