fbpx




A Kia está a prepara uma pick-up e já anunciou o seu nome. No ano passado, a empresa registou o nome Tasman, inspirando-se no Mar da Tasmânia, que fica entre a Austrália e a Nova Zelândia, bem como no explorador Abel Tasman, que descobriu o estado insular da Tasmânia, na Austrália. É um nome adequado para um veículo que considerará a Austrália um dos seus mercados mais importantes.

A empresa coreana afirma que “Tasman” foi originalmente sugerido pela Kia Austrália e selecionado a partir de um conjunto de nomes provenientes de vários mercados globais. A empresa referiu ainda que a Tasman foi “concebida tendo em mente uma variedade de actividades de trabalho, comércio e lazer” e o seu lançamento está previsto para 2025.

A pick-up de tamanho médio foi desenvolvida como concorrente direta da Ford Ranger, da Toyota Hilux e da Isuzu D-Max. Apresentará um aspeto quadrado dominado por muitas linhas retas e arestas vivas. Além disso, virá equipada com luzes diurnas LED verticais, semelhantes às do Sorento e do EV9. No interior do habitáculo, prevalecerão os elementos simples, de acordo com o objetivo do veículo de conquistar o terreno acidentado da Austrália.

Embora muitos pormenores técnicos sobre o Tasman permaneçam em segredo, a Kia Austrália confirmou que terá uma unidade de tração a diesel, provavelmente a unidade de quatro cilindros CRDi de 2,2 litros da marca. É possível que seja oferecido um turbo-diesel de 3,0 litros de maior dimensão.

A Kia também está a desenvolver uma segunda pick-up para os mercados globais, incluindo os EUA. Este modelo será totalmente elétrico e deverá ser construído com base na plataforma E-GMP existente.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade