Um estudo realizado pela plataforma CarVertical confirmou que é em Portugal que é preciso trabalhar mais meses para comprar um carro… usado.
Um automóvel é uma aquisição bastante dispendiosa, o que leva os condutores a refletir sobre o valor que é razoável gastar num veículo. Considerando que os salários na Europa variam bastante, realizámos um estudo para determinar quantos meses de trabalho são necessários para comprar um automóvel usado nos diferentes países.
Em Portugal, o salário médio líquido é de 1079 euros e, segundo o Standvirtual, as pessoas gastam, em média, 24 214 euros num carro usado. Os dados mostram que os condutores portugueses são os que mais tempo têm de trabalhar na Europa para comprar um veículo médio em segunda mão – até 22,4 meses.
Na realidade, este prazo pode ser bastante superior, tendo em conta que a grande maioria das pessoas não consegue poupar 100% do seu rendimento todos os meses.
Países onde os condutores precisam de trabalhar mais para adquirir um carro usado:
Portugal – 22,4 meses
Roménia – 15,4 meses
Sérvia – 14,7 meses
Países onde os condutores precisam de trabalhar menos para adquirir um carro usado:
Finlândia – 2,7 meses
Alemanha – 6 meses
Suíça – 6,1 meses
O valor médio mais elevado de um veículo usado é o da Suíça, perto dos 39 000 euros, seguido da Áustria, 28 500 euros, e de Portugal, 24 200 euros. O valor médio mais baixo é registado na Ucrânia (quase 5000 euros), na Letónia (7500 euros), e na Finlândia (8000 euros).
Como é que o estudo foi realizado?
O estudo da carVertical analisou 23 países europeus. O número de meses de trabalho necessários para comprar um automóvel foi calculado com base no preço médio dos automóveis usados e no salário líquido médio de cada país. Ambas as informação estão disponíveis em fontes públicas.