Sob o título “Porsche Unseen”, a Porsche publica, pela primeira vez, estudos de design criados entre 2005 e 2019, os quais foram mantidos em segredo até agora.
O construtor de automóveis desportivos apresenta visões espetaculares sobre 15 diferentes veículos. Os estudos mais recentes cobrem os segmentos “Spin-offs“, “Little rebels“, “Hyper cars“ e “What’s next?”. Desta forma, a Porsche oferece uma imersão exclusiva pelos seus processos de design – desde o primeiro rascunho até ao modelo pronto para a produção.
BaseA Porsche desenvolve os produtos e a identidade da marca, a qual carateriza e assegura a imagem de todos os modelos ao longo do tempo.
A linguagem de design para os modelos futuros desenvolve-se a partir da visão de longo prazo. Neste processo, o objetivo mais elevado é combinar o ADN do design Porsche com uma engenharia do mais elevado nível. Por um lado, isto assegura a aptidão inovadora dos futuros modelos Porsche e, por outro lado, proporciona também uma referência evolucionária à rica história da Porsche. Um olhar mais aprofundado a alguns exemplos:
O Porsche 919 Street (2017; 1:1 clay model) foi desenvolvido com base numa tecnologia utilizada no Porsche 919 Hybrid, prometendo a emocionante experiência de condução do modelo de competição de LMP1 disponível para pilotos amadores. Sob a carroçaria surge a monocoque em carbono e um poderoso sistema de propulsão híbrido de competição com 900 cv que ajudou o Porsche 919 a alcançar numerosas vitórias em Le Mans. As dimensões e a distância entre eixos são as mesmas do modelo de competição.
Com o seu habitáculo espartano e purista, a caraterística grelha do radiador sobre o motor central, elementos gráficos em vermelho e barbatanas na traseira, o compacto Porsche Vision Spyder (2019; 1:1 hard model) evoca claramente o Porsche 550-1500 RS Spyder de 1954. Ao mesmo tempo, o estudo teve a intenção de desenvolver a identidade do design da Porsche e proporcionar um conjunto de ideias para futuros detalhes – por exemplo, o ultra-moderno roll bar.
O Porsche vision “Renndienst” (2018; 1:1 hard model) é a interpretação livre de um concept espaçoso para a família, capaz de transportar até seis pessoas. A equipa de design criou um “space shuttle“futurista com proporções entusiasmantes. O estudo demonstra como o ADN do design da Porsche pode ser transferido para um segmento desconhecido para a marca. No interior, os passageiros encontram um habitáculo confortável e modular. O condutor senta-se em posição central. A tecnologia totalmente elétrica está localizada sob a carroçaria. Como resultado, os passageiros podem desfrutar de um generoso e inesperado espaço combinado com a experiência Porsche.