A Porsche quer deixar claro que o Taycan não é o equivalente elétrico do Panamera, uma vez que ambos os modelos de quatro portas estão planeados para coexistir no futuro alinhamento do construtor.
Medindo 4.963 mm (195,4 polegadas) de comprimento, o Taycan é 89 mm mais curto que o Panamera, que recentemente entrou em sua terceira geração. Da mesma forma, a distância entre eixos de 2.900 mm do EV é apenas 50 mm mais curta do que o sedan movido a ICE.
Apesar das dimensões semelhantes, o posicionamento de mercado dos dois modelos é diferente – o Panamera oferece mais espaço interior e luxo, enquanto o Taycan está mais focado na desportividade e no desempenho dinâmico. A Porsche pretende continuar a oferecer os dois modelos, mesmo quando o Panamera acabar por adotar um motor totalmente elétrico. A mudança poderá acontecer quando a próxima geração do Panamera chegar, por volta de 2030, se a Porsche mantiver o tradicional ciclo de vida de sete anos dos seus antecessores.
Outra diferença entre os dois modelos é que o Taycan também está disponível nas carroçarias Sport Turismo e Cross Turismo, ao contrário do Panamera, que está limitado às berlinas standard e de longa distância entre eixos, na sequência do desaparecimento da carrinha Sport Turismo.
A julgar pelos ciclos de vida típicos dos modelos da Porsche, a próxima geração do Taycan deverá ser lançada em 2028 ou 2029. O EV foi lançado na forma de produção em 2019, antes de receber uma atualização no meio do ciclo de vida em 2024.