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Mesmo a tempo do arranque do IAA MOBILITY 2021 em Munique (de 7 a de 12 setembro), a Porsche proporciona uma espetacular visão pelo futuro da indústria automóvel.

O concept Mission R combina tecnologias pioneiras e materiais sustentáveis, como plásticos reforçados com fibras naturais, com a paixão pela competição. Em combinação com o design progressivo, o extremamente baixo automóvel elétrico de competição apresenta as linhas características dos automóveis desportivos de Estugarda-Zuffenhausen.

Os dois novos motores elétricos incorporados no Porsche Mission R disponibilizam até 800 kW (1.088 cv) no chamado modo qualifying. A capacidade da bateria é de cerca de 80 kWh e o inovador sistema de recuperação torna possível acelerar em modo competição sem perda de potência.

O desporto automóvel entre clientes desfruta de elevada estima na Porsche. Desde o início da Porsche Carrera Cup Deutschland, há 31 anos, o construtor de automóveis desportivos produziu e entregou mais de 4.400 automóveis Cup a partir de Weissach. Um total de 30 troféus monomarca são assegurados em todo o mundo com base nestes fiáveis automóveis de elevadas prestações. A última versão do 911 GT3 Cup na época desportiva de 2021 é baseada na geração 992. O Porsche Mission R oferece uma indicação sobre o que poderá ser o futuro dos troféus monomarca.

O automóvel de tração integral disponibiliza 1.100 cv no modo qualifying e acelera dos zero aos 100 km/h em menos de 2,5 segundos. Velocidade máxima: mais de 300 km/h. Em pista, o automóvel elétrico de competição alcança o mesmo tempo por volta que o atual Porsche 911 GT3 Cup.

Com os novos motores elétricos e as células da bateria – todos equipados com uma inovadora refrigeração a óleo – o concept Porsche Mission R produz uma potência constante de 500 kW (680 cv) no modo race. A chamada “derating”, ou seja, a redução da potência da bateria devido às condições térmicas, foi eliminada. Um motor com até 320 kW (435 cv) alimenta o eixo dianteiro, enquanto um máximo de 480 kW (653 cv) é entregue ao eixo traseiro.

Com a avançada tecnologia de 900 volts e o Porsche Turbo Charging, uma paragem de 15 minutos em corrida é tudo o que é necessário para carregar a bateria de 5 até 80 por cento SoC (state of charge). O carregamento pode ocorrer até 340 kW.

O Mission R apresenta também novos desenvolvimentos no Porsche Active Aerodynamics (PAA) com Drag Reduction System (DRS) na secção do nariz e na asa traseira. Compreende três lamelas em cada uma das entradas de ar laterais da secção do nariz, assim como uma asa traseira ajustável de duas secções.

O design interior foca-se, em todas as áreas, no condutor. Um ecrã ergonomicamente colocado entre os controlos do volante apresenta os dados relevantes durante a corrida.

O monitor acima da coluna de direção apresenta as imagens das câmaras dos espelhos retrovisores laterais e central. Um ecrã tátil à direita do banco pode ser utilizado para mostrar os dados biométricos do condutor, por exemplo. Inúmeras outras câmaras no interior podem ser utilizadas para oferecer sequências fascinantes para uma transmissão em direto.

 

Ricardo Carvalho

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