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Porsche quer voltar aos carros a gasolina porque os elétricos… não rendem

As metas de eletrificação automóvel levam a que muitas marcas antecipassem uma mudança. Queriam ser pioneiras na eletrificação e utilizar isso como elemento de marketing. A Porsche, que dera já um passo importante nesse sentido, parece agora querer recuar.

A marca de Zuffenhausen vai voltar aos carros a gasolina, porque os elétricos não estão a vender como a marca pretendia. Assim, a Porsche quer lançar novos modelos e versões movidas a gasolina e híbridos plug-in (PHEV), uma vez que os seus modelos elétricos não ganharam a força e a expressão pretendida. O construtor de superdesportivos alemão alertou que os novos modelos com motores de combustão e as despesas com o desenvolvimento de baterias prejudicariam os lucros de 2025.

Após ter anunciado que espera margens de lucro entre 10% e 12% este ano, a Porsche disse que está a tomar “medidas abrangentes” para aumentar os lucros a curto e médio prazo. A previsão está muito abaixo do objetivo de longo prazo da marca.

Para aumentar estes lucros, a Porsche anunciou planos para adicionar novos veículos movidos a gasolina (motor de combustão) e híbridos plug-in à sua gama. Alertou que os novos modelos e os investimentos adicionais em baterias afetariam os lucros este ano, custando 800 milhões de euros extra.

A mudança surge após as entregas da Porsche terem caído 3% no ano passado, com a China, um dos seus mercados mais importantes, a liderar a queda. As entregas na China caíram 28%, uma vez que o país não conseguiu acompanhar os fabricantes nacionais de veículos elétricos, como a BYD, Xiaomi e XPeng.

Seguindo a orientação atualizada, as ações da Porsche sofreram um dos seus piores dias desde a entrada em bolsa em 2022. A Porsche, que já foi avaliada num valor superior ao da empresa-mãe Volkswagen, viu o seu valor de mercado cair para metade desde o máximo histórico em maio de 2023.

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