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Porsche quer mais de 80% de veículos eletrificados em 2030

Durante o último ano fiscal, a Porsche AG consolidou a sua posição como um dos construtores de automóveis mais rentáveis do mundo. O construtor de veículos desportivos, com base em Estugarda, atingiu um novo recorde tanto em receitas de vendas como em lucros operacionais.

As vendas em 2021 foram de 33.1 mil milhões de euros, mais 4.4 mil milhões de euros do que no ano passado, o que representa um crescimento de 15% (vendas do ano anterior: 28.7 mil milhões de euros). O lucro operacional foi de 5.3 mil milhões de euros, um valor que excedeu o alcançado no ano passado, 1.1 mil milhões de euros (um crescimento de 27%). Deste modo, a Porsche obteve um retorno operacional sobre as vendas de 16% (ano anterior: 14,6%).

Em 2021, a Porsche entregou 301.915 veículos a clientes a nível mundial. Isto significa que a marca dos 300.000 veículos foi ultrapassada pela primeira vez na história da empresa (no ano passado: 272.162 veículos entregues). Os modelos mais vendidos foram o Macan (88.362) e o Cayenne (83.071). O número de entregas do Taycan mais do que duplicou: 41.296 clientes receberam o primeiro Porsche totalmente elétrico. Isto ultrapassou o icónico 911, embora este automóvel desportivo também tenha estabelecido um novo recorde com 38.464 unidades entregues. Oliver Blume: “O Taycan é 100 por cento um Porsche e inspira todo o tipo de pessoas – atuais e novos clientes, especialistas e meios de comunicação. Estamos a intensificar a nossa ofensiva elétrica com outro modelo: em meados da década, queremos oferecer o nosso desportivo 718, de motor central, exclusivamente elétrico”.

No ano passado, quase 40% do total de veículos Porsche novos entregues na Europa já eram pelo menos parcialmente elétricos – ou seja, híbridos plug-in ou totalmente elétricos. Para além disso, a Porsche já tinha anunciado a intenção de se tornar numa marca neutra em carbono até 2030. “Em 2025, espera-se que metade do total de vendas de Porsche novos seja de veículos elétricos – ou seja, totalmente elétricos ou híbridos plug-in”, anunciou Blume. “Em 2030, a quota de veículos novos com motorização totalmente elétrica deverá ser superior a 80%”. Para atingir estes objetivos ambiciosos, a Porsche está a investir em estações de carregamento premium, juntamente com parceiros – e adicionalmente na sua própria rede de carregamento. Outros investimentos estão a fluir para tecnologias centrais, como produção de módulos e sistemas de bateria. No recém-fundado Cellforce Group, estão a ser desenvolvidas células de bateria de alta performance, que deverão estar prontas para produção em série em 2024.

Em 2021, a Porsche aumentou o número de entregas em todas as regiões globais. Mais uma vez, o mercado individual com maior volume foi a China. Com quase 96.000 entregas, registou-se um aumento de 8% face a 2020. A Porsche cresceu de forma acelerada na América do Norte: nos Estados Unidos, o número de entregas aumentou uns impressionantes 22%, para mais de 70.000 unidades. Observou-se também uma evolução muito positiva na Europa: só na Alemanha, a Porsche aumentou a entrega de veículos novos em 9%, para quase 29.000 unidades.

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