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A Porsche introduziu um ligeiro facelift no Panamera que incide de forma mais preponderante nos motores. As primeiras unidades serão entregues aos clientes a partir de outubro e já há preços.


Disponível no formato berlina executiva e carrinha Sport Turismo, a gama Panamera incorpora alterações estéticas residuais, incluindo uma nova frente Sport Design opcional, reconhecível pela tira em LED para as luzes de estacionamento e “piscas”. A traseira distingue-se pela barra em LED contínua.

Quanto a motores, há uma nova versão de topo Turbo S com um motor V8 4.0 biturbo de 630 cv e 820 Nm, correspondente a mais 80 cv e 50 Nm face ao antecessor Panamera Turbo. Graças a isso, o novo modelo de referência anuncia 0-100 km/h em 3,1 segundos no modo Sport Plus e uma velocidade máxima de 315 km/h.

O motor V8 4.0 biturbo está também presente no GTS, cuja potência foi incrementada em 20 cv para um total de 480 cv. O GTS dispõe de série de um sistema de escape desportivo.

Na vertente “eletrificada” da gama Panamera também há novidades a assinalar, com o aumento da capacidade das baterias de iões de lítio de 14,1 para 17,9 kWh, graças a uma otimização das células, que ainda assim ocupam o mesmo espaço.

Segundo o fabricante a autonomia em modo elétrico é de 54 km (WLTP), correspondendo a uma melhoria de 30% face ao 4 E-Hybrid. O novo híbrido plug-in (e para já o único a integrar a gama) Panamera 4S E-Hybrid recorre a um motor V6 2.9 biturbo de 440 cv que funciona em conjunto com um motor elétrico de 136 cv integrado na caixa automática de oito velocidades, para um total de 560 cv e 750 Nm.

Os preços arrancam nos 120.930 mil euros do Panamera de tração traseira com motor V6 2.9 de 330 cv. O Panamera 4 de tração integral arranca nos 125.973 euros, o Panamera 4S E-Hybrid nos 138.589 euros, o Panamera GTS nos 189.531 euros e o topo de gama Panamera Turbo S nos 238.569 euros.

Ricardo Carvalho

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