A Porsche está a alargar a sua gama de SUV elétricos com a introdução do Macan com tração traseira e do Macan 4S com tração integral.
Além disso, para aqueles que anseiam por um pouco mais de terra no seu Porsche, todas as versões podem agora ser equipadas com um pacote de design todo-o-terreno opcional.
Começando pelo Macan de entrada de gama, este é alimentado por um único motor elétrico montado na traseira que produz 340 CV ou até 360 CV e 563 Nm de binário em overboost. O Macan elétrico menos potente acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos e tem uma velocidade máxima de 219 km/h.
Previsivelmente, a primeira versão RWD do SUV é o membro mais leve da gama, pesando 110 kg menos que o Macan 4. Isso significa que também é o mais eficiente, potencialmente ostentando o maior alcance da bateria padrão de 100 kWh, embora a Porsche ainda não tenha anunciado números.
Tal como acontece com todas as versões do Porsche Macan elétrico, a arquitetura PPE de 800 volts suporta um carregamento DC até 270 kW, permitindo que a bateria carregue de 10 a 80 por cento em 21 minutos.
A próxima adição à gama é o mais potente Macan 4S, que preenche a lacuna entre o Macan 4 e o Macan Turbo. Possui uma configuração de motor elétrico duplo que debita uma potência combinada de 450 CV ou 517 CV e 784 Nm de binário em overboost.
Esta configuração permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, sendo 1 segundo mais rápido do que o Macan 4 e 0,8 segundos mais lento do que o Macan Turbo. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 240 km/h.
Tanto o Macan como o Macan 4S incluem de série uma suspensão pneumática adaptativa e amortecedores controlados eletronicamente (PASM), com a opção de direção no eixo traseiro. Além disso, o Macan 4S AWD está equipado com o sistema Porsche Traction Management, controlado eletronicamente, que pode ser integrado opcionalmente no Porsche Torque Vectoring Plus.
As novas variantes já estão disponíveis para encomenda, estando as primeiras entregas nos EUA previstas para o quarto trimestre do ano.
Novo Pacote de Estilo Off-Road
Para além das novas opções de motorização, a Porsche introduziu um pacote de design off-road opcional disponível para todas as versões do Macan elétrico. Este pacote promete melhorar o aspeto robusto e aventureiro do SUV, ao mesmo tempo que melhora a sua utilização diária, especialmente para aqueles que planeiam conduzi-lo fora das pistas de competição.
O pacote inclui um para-choques dianteiro redesenhado com elementos a condizer nas saias laterais e no difusor. As chapas antiderrapantes estão disponíveis na cor da carroçaria ou em cinzento Vesúvio contrastante, como se pode ver nas fotografias de imprensa. Também inclui um kit de carroçaria que pode ser combinado com novas jantes de liga leve de 21 polegadas com cinco raios, com acabamento em Cinzento Vesúvio a condizer.
Mais importante ainda, o pacote de design todo-o-terreno traz uma elevação de 10 mm na suspensão pneumática, aumentando a distância ao solo para 195 mm na configuração normal e 225 mm na configuração mais elevada. Em combinação com o para-choques dianteiro ligeiramente alterado, o ângulo máximo de aproximação é de 17,5 graus, reduzindo ainda mais o risco de raspar a parte inferior da carroçaria do Macan.
Para além do novo pacote, a Porsche introduziu opções de personalização adicionais para o Macan EV. Estas incluem a nova opção de cor Slate Grey Neo na paleta e a adição de jantes de liga leve Macan S de 20 polegadas.
Finalmente, o cockpit digital Porsche Driver Experience foi atualizado com novos gráficos e animações para os ecrãs. A nova aplicação Themes permite que os condutores ajustem a cor de fundo dos ecrãs e a iluminação ambiente para corresponder à tonalidade exterior do veículo.