fbpx




O ano de 2024 será o maior em termos de lançamentos de produto na história da Porsche, com os novos Panamera, Taycan, Macan e 911 a chegarem ao mercado. Apesar disso, a marca teve um início de 2024 um pouco lento.

Nos últimos meses, a Porsche desvendou as versões 2025 do Panamera e do Taycan. Estes dois modelos beneficiam de várias atualizações técnicas em relação aos modelos que substituem, incluindo também um estilo revisto para os destacar.

É uma história semelhante com o Porsche Macan e é este modelo que pode ter um grande impacto nas vendas da marca. Foi apresentado na sua última geração em janeiro e é o primeiro modelo da Porsche a fazer a transição da combustão interna para uma unidade de propulsão elétrica a bateria. Embora o Macan ICE continue a ser vendido durante algum tempo, o Macan EV acabará por se tornar a única versão disponível.

Depois, há o 911. Há já alguns anos que a Porsche está a preparar o facelift para o modelo da geração 992, que deverá mostrar-se nos próximos meses. Será reforçado com uma infinidade de atualizações visuais e mecânicas. Este ano também marcará o lançamento do primeiro 911 com um sistema de propulsão híbrido, embora os pormenores técnicos sobre este modelo permaneçam no segredos dos deuses.

Durante o primeiro trimestre do ano, a Porsche entregou 77.640 veículos, uma queda de 3,9% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Isto não se deve a uma diminuição do interesse pelos modelos da marca. Na verdade, as entregas cresceram 36,7% na Alemanha e 8,8% no resto da Europa, para 20.044 unidades. O declínio pode ser atribuído principalmente a uma queda de 23,2% nas vendas na América do Norte, excluindo o México, desencadeada por atrasos relacionados com a alfândega.

As vendas também caíram na China, para 23,5% para 16.340 unidades, abaixo das 21.365 vendidas no primeiro trimestre de 2023. Isto deve-se principalmente às difíceis condições económicas no país.
O Cayenne continua a ser o modelo mais vendido da Porsche, com 28.025 unidades no primeiro trimestre, um aumento de 19,8% em relação ao ano anterior. As vendas do 911 também registaram um aumento de 16,5%, para 12 892 unidades, e a procura do 718 Boxster e do Cayman aumentou 20,1%, para 5 772 unidades. Sem surpresa, as entregas dos modelos Macan, Panamera e Taycan caíram 13,8%, 27,6% e 53,7%, respetivamente.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade