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A Porsche e os parceiros internacionais que trabalham com a empresa chilena Highly Innovative Fuels (HIF) deram início à produção industrial de combustíveis sintéticos.

Na presença do Ministro da Energia chileno, Diego Pardow, foi hoje oficialmente inaugurada a fábrica piloto ‘Haru Oni’ em Punta Arenas, Chile. Os membros do Porsche Executive Board, Barbara Frenkel e Michael Steiner, realizaram uma cerimónia especial ao abastecerem um Porsche 911 com o primeiro combustível sintético produzido no local. Os eFuels fabricados a partir de água e dióxido de carbono, com recurso a energia eólica, permitem o funcionamento quase neutro em CO₂ dos motores a combustão.

Na fase piloto, está prevista a produção de cerca de 130.000 litros de eFuel por ano. Inicialmente, o combustível será utilizado em projetos como a Porsche Mobil 1 Supercup e nos Porsche Experience Centers.

Após esta fase, a primeira expansão levará o projeto no Chile até aos 55 milhões de litros por ano, previstos para meados da década. Cerca de dois anos mais tarde, prevê-se que a capacidade seja de 550 milhões de litros. O Sul do Chile oferece condições ideais para a produção de eFuels, uma vez que o vento sopra durante aproximadamente 270 dias por ano, ou seja, permite que as turbinas eólicas funcionem na capacidade máxima.

Punta Arenas está também localizada perto do Estreito de Magalhães. A partir do porto de Cabo Negro, o eFuel sintético pode ser transportado tal como todos os combustíveis tradicionais e ser distribuído através da infraestrutura existente.

Ricardo Carvalho

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