fbpx




O Porsche 911 Turbo está a celebrar o seu 50º aniversário e o mesmo acontece com os icónicos estofos em tecido tartan do carro desportivo.

A Porsche recorda as origens dos seus interiores em tartan com uma nova coleção de estilo de vida, enquanto nos mostra um 911 Turbo original coberto de tartan de dentro para fora. O Porsche clássico com a decoração exclusiva é um produto de design gerado por computador e não uma construção real. A empresa partilhou as representações na sua conta do Instagram como um gancho para uma nova linha de vestuário e acessórios.

Embora o tartan esteja tradicionalmente associado à Escócia, acabou por ser utilizado pelo fabricante alemão de automóveis para estofos interiores. De acordo com a Porsche, a inspiração veio das calças tartan de Anatole Lapine, que era o designer-chefe na altura. Lapine é conhecido por desenhar os modelos 928, 924 e 944 com motor dianteiro, mas também lhe é atribuído o estilo da série G do 911.


O tecido da roupa não era suficientemente durável para o interior dos automóveis, mas a estilista da Porsche, Dorothea Müller-Goodwyn, encontrou um fornecedor alemão com uma solução adequada que cumpria todos os requisitos de “resistência à luz e à abrasão”.

O primeiro Porsche a apresentar um padrão de estilo tartan no interior do habitáculo foi o concept 911 RSR Turbo em 1973, que serviu de antevisão para o 911 Turbo, que se seguiu um ano mais tarde. O modelo de produção oferecia três interiores diferentes em tartan – Black Watch (azul, verde e preto), McLaughlin (vermelho e azul) e Mackenzie (bege, vermelho, azul, branco e verde azeitona).
Em 1974, a Porsche ofereceu o 911 Turbo n.º 1 a Louise Piëch pelo seu 70º aniversário, combinando uma carroçaria prateada com bancos em pele vermelho-tijolo e detalhes em tartan McLaughlin. Este modelo em particular inspirou os óculos de sol de edição limitada Porsche Design P’8478 Turbo No.1, cotados por 530 euros (585 dólares).

A coleção Porsche 50 Year Turbo também inclui várias peças de vestuário e acessórios que “reinterpretam o clássico tartan para um público moderno”. Entre os produtos listados no site oficial está um Weekender Heritage 992 50Y Turbo por 490 euros, a Collector’s Cup n.º 8 50Y Turbo por 32 euros e uma série de t-shirts e casacos com desenhos de tartan a condizer.

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade