Revistacarros

Porsche 911 GT3 R rennsport: nova edição especial “grita” até às 9.400 rpm

A Porsche apresentou o seu novo 911 GT3 R rennsport, uma criação especial apontada aos circuitos. Desenvolvido com base no 911 GT3 da atual geração 992, o 911 GT3 R rennsport liberta-se de todos os constrangimentos dos regulamentos FIA GT3 e destaca-se, por um lado, pelo design distinto da sua carroçaria, bem como pelo motor boxer atmosférico capaz de atingir as 9.400 rpm.

Desenhado por Grant Larson e Thorsten Klein da equipa Style Porsche, o impressionante desportivo de pista apenas partilha o capot e o tejadilho com o GT3 R de série. Os restantes elementos foram todos alterados. A enorme asa traseira é o grande destaque visual na vertente aerodinâmica. O seu design remete para o lendário Brumos Porsche 935/77.

O coração mecânico do 911 GT3 R rennsport é uma versão atmosférica de 4,2 litros do motor boxer capaz de atingir as 9.400 rpm, a qual beneficia da remoção das restrições impostas pelos regulamentos FIA GT3. A potência máxima é 620 cavalos, o que se traduz numa impressionante potência específica de 148 cv/litro.

O motor boxer, refrigerado a água, com quatro válvulas por cilindro e com injeção direta de combustível foi desenvolvido para consumir igualmente combustíveis E25. Estes incluem combustíveis de bio-etanol e o chamado reFuel, bem como os e-fuels produzidos de forma regenerativa. Porém, o motor também permite a utilização de combustíveis convencionais.

Para além da versão sem silenciador, cujo sistema de escape de competição com saídas duplas centrais promete uma experiência sonora verdadeiramente impressionante, estão disponíveis duas versões com sonoridade mais contida, equipadas com silenciadores e catalisadores, ideais para utilização em circuitos onde existem restrições de ruído.

A Porsche Motorsport disponibiliza esta edição limitada a 77 unidades do 911 GT3 R rennsport por um preço de 951.000 euros, mais IVA e sem incluir opções específicas consoante o país.

Exit mobile version