O Lamborghini Temerario, o único superdesportivo de produção capaz de atingir as 10.000 rpm, está equipado com um novo grupo propulsor híbrido que combina um motor V8 twin-turbo, concebido e desenvolvido de raiz na sede da Automobili Lamborghini em Sant’Agata Bolognese, com três motores elétricos, que fornecem uma potência total de 920 CV.
A performance é impressionante: um arranque de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e uma velocidade máxima de 340 km/h. O novo motor é agora um dos mais potentes do segmento. O V8 biturbo debita a sua potência máxima de 800 CV entre as 9.000 e as 9.750 rpm e 730 Nm de binário entre as 4.000 e as 7.000 rpm.
O motor elétrico na posição P1 (entre o motor V8 e a caixa de velocidades), assegura uma resposta imediata a partir de baixo regime e continua de forma consistente ao longo das trocas de velocidade, funcionando como um preenchimento do intervalo de binário e melhorando a resposta transitória das passagens de caixa, dando a sensação de progressão linear e ilimitada até às 10.000 rpm.
Graças aos dois turbocompressores de grandes dimensões, a eficiência e o desempenho são aumentados nos regimes máximos. Estes estão localizados de forma compacta no V do motor como um “hot V8” para otimizar o acondicionamento e a gestão térmica.
A obtenção de rotações tão elevadas resulta de soluções técnicas inspiradas no mundo do desporto motorizado, como o desenho plano da cambota que assegura uma dinâmica otimizada de fluidos devido a uma sequência de ignição ímpar entre as duas bancadas e que proporciona uma sonoridade única e envolvente.
As bielas em titânio, graças às excelentes propriedades deste material em termos de resistência e leveza, ajudam a reduzir o peso e as massas giratórias. A conceção inspirada na competição também inclui balanceiros em DLC (Diamond Like Carbon), um material que aumenta a resistência para que possam ser enfrentadas velocidades até 11.000 rpm.
As caraterísticas de suavidade de um motor naturalmente aspirado, conjugadas com a potência de um motor turbo combinado com motores elétricos, são únicas em termos de funcionamento e sonoridade. A Lamborghini conseguiu, assim, desenvolver um novo V8 biturbo que combina a acentuada linearidade da resposta do anterior motor Lamborghini V10 aspirado, com a enorme potência e binário de um moderno motor turbo.