fbpx




Não é só em Portugal que a GNR e a PSP têm grandes carros para perseguições e transporte de órgãos e que fazem inveja a muitos.

A colaboração entre a Automobili Lamborghini e a Polícia Nacional Italiana começou em 2004, e o Urus Performante é o sexto modelo a entrar na frota da Polícia de Trânsito. O Super SUV junta-se ao Huracán LP610-4 e será utilizado para serviços especiais, incluindo o transporte médico urgente de órgãos e plasma.

O Urus Performante foi preparado pelos técnicos da Lamborghini em Sant’Agata Bolognese, começando pelo exterior, seguindo as especificações da polícia. A pintura foi criada pela Lamborghini Centro Stile e combina a clássica cor azul da Polícia Nacional Italiana com o branco, com faixas tricolores nas soleiras e nos cintos de segurança. Os logótipos da polícia foram aplicados nas portas com recurso a película refletora e foi instalada uma barra de luz com luzes LED azuis de 360° no tejadilho, em conjunto com uma sirene elétrica de dois tons.


O cockpit foi personalizado com vários elementos indispensáveis para o serviço de segurança pública, incluindo uma caixa de armamento blindada; um ecrã de sinalização rebatível; e um compartimento especial na bagageira para arrumar equipamento de serviço e um desfibrilhador para primeiros socorros. E, ainda mais importante, existe um frigorífico portátil para o transporte de órgãos, incluindo um ecrã e um dispositivo de registo de dados para a monitorização contínua da temperatura interna.

O Urus Performante está equipado com um motor V8 biturbo com 666 CV de potência e 850 Nm de binário disponível entre as 2.300 e as 4.500 rpm, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e uma velocidade máxima de 306 km/h. Uma performance que, combinada com a melhor dinâmica de condução da classe, permitiu estabelecer o melhor tempo num SUV de produção em série na famosa Rampa de Pikes Peak em 2022 (10:32.064).

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade