A patrulha das auto-estradas da Carolina do Norte utilizou anteriormente Mustangs 5.0 SSP nos anos 80 e 90, mas recentemente utilizou Dodge Chargers.
As forças policiais da Carolina do Norte estão a fazer um retrocesso com uma frota de carros de patrulha Ford Mustang que serão utilizados pela Patrulha Rodoviária em todo o estado. O lançamento trará recordações (algumas delas dolorosas…) aos residentes da Carolina do Norte dos clássicos Mustangs da SSP que os polícias utilizavam na década de 1980 e no início da década de 1990.
A NCSHP adquiriu pela primeira vez um número selecionado de Mustangs 2024 no ano passado e publicou fotografias de um dos primeiros carros vestidos com a distinta pintura preta e prateada da Patrulha no verão passado. No entanto, antes de se poder proceder a um lançamento completo, foi necessário um processo de “integração”, que permitiu à equipa de logística da força equipar os carros com equipamento policial e ao seu departamento de formação avaliar o comportamento dos carros no terreno.
Depois, o furacão Helene veio perturbar os trabalhos, obrigando a Patrulha a desviar os recursos do projeto Mustang para se concentrar na questão mais urgente de ajudar na assistência a catástrofes na parte ocidental do estado.
Mas agora os Mustangs estão prontos a arrancar, cada um deles um GT equipado com um V8 Coyote de 5,0 litros com 480 cv (485 PS) e que acciona as rodas traseiras através de uma caixa automática de 10 velocidades. Um tempo de zero a 60 mph de menos de 4,5 segundos e uma velocidade máxima de quase 170 mph (274 km/h) significa que os polícias da Carolina do Norte devem ter desempenho suficiente à sua disposição para lidar com a maioria das situações, embora alguns carolinenses tenham questionado o quão bem os Mustangs de tração traseira irão lidar com o tempo de neve.
Alguns também se queixaram de que a polícia não deveria gastar o dinheiro dos contribuintes em carros desportivos quando outras forças policiais estão a comprar SUVs mais práticos e económicos como o Explorer. Mas a NCSHP afirma que o custo dos seus novos carros desportivos é praticamente o mesmo que o dos outros veículos da sua frota.
Embora a patrulha tenha utilizado Mustangs com Pacote de Serviço Especial (SSP) há mais de 30 anos, nos últimos anos tem-se apoiado em Dodge Chargers, que já não estão disponíveis em formato V8 – embora o novo Charger de seis cilindros deste ano pareça ter valido a pena esperar.