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Pneus dos carros elétricos desgastam mais rápido?

Alpine A290

Da saga “elétricos versus motores de combustão”, um novo estudo da JD Power, nos Estados Unidos, revelou que os pneus dos veículos elétricos apresentam até 30% mais desgaste que os modelos comparáveis em automóveis equipados com motores térmicos. O estudo justifica estas diferenças, essencialmente, com o peso médio bastante superior dos veículos movidos a bateria, mas há outras variáveis: o seu binário mais elevado que, estando 100% disponível de imediato, incrementa a tensão sobre os pneus; o efeito da travagem regenerativa, que é muito importante nos EV, mas também origina mais atrito em mais situações da condução.

Daí, a necessidade de adaptar o pneumático às características de cada veículo. Como explicam os técnicos da Goodyear, “em primeiro lugar, os elétricos têm um motor muito silencioso e por isso exigem que os pneus tenham um nível de ruído muito baixo que dificilmente penetre no interior e, assim, aumentem o conforto da viagem.

Outro aspecto fundamental dos pneus é que apresentem baixa resistência ao rolamento. Esse aspecto é especialmente relevante em carros elétricos: quanto menor a resistência ao rolamento, maior a autonomia. As medidas do pneu e dos componentes com que são fabricados têm grande influência na eficiência da autonomia dos modelos elétricos, que continua a ser um dos pontos de melhoria que têm em relação aos veículos convencionais. Sem esquecer o ponto citado acima: o peso do veículo. Os carros elétricos pesam mais do que os carros a combustão devido às baterias e isso significa que pneus especiais têm que ser criados para garantir a durabilidade desses carros mais modernos”.

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