Os desenvolvimentos no mundo automóvel afetam não só os fabricantes de automóveis, mas também os fornecedores de componentes que investem milhares de milhões de euros por ano para acompanhar as exigências do mercado e, em muitos casos, explorar novos caminhos em termos de eficiência, desempenho ou segurança. É o caso dos fabricantes de pneus como a Pirelli.
A marca acaba de apresentar o seu sistema Cyber Tyre, uma proposta única no mercado atual. Graças a esta inovação, o pneu fornece informações essenciais à eletrónica que gere o funcionamento do veículo, melhorando a segurança, a eficiência e o desempenho.
Como já dissemos anteriormente, o único ponto de contacto entre o veículo e a estrada são os pneus, que transmitem forças, mas a partir de agora, graças a este novo sistema, tornam-se também uma fonte de dados em tempo real.
O sistema Pirelli Cyber Tyre baseia-se num sensor (12 gramas de massa), localizado no interior do piso do pneu, capaz de fornecer informações exclusivas: desde a “identidade” do próprio pneu até dados como a temperatura ou a pressão de enchimento, entre outros parâmetros.
Graças a uma ligação Bluetooth, estes dados são transferidos para o veículo, depois de passarem por um software desenvolvido pela Pirelli que processa os dados em tempo real, gerando algoritmos que alimentam as unidades de controlo eletrónico do automóvel.
Como resultado de um acordo de desenvolvimento conjunto assinado com a Bosch, esta informação do pneu é utilizada para otimizar sistemas como o controlo de tração, ABS e ESP. O objetivo a longo prazo desta colaboração é desenvolver novas soluções baseadas em software que utilizem os dados gerados pelos sensores dos pneus.
O primeiro modelo a incorporar este sistema como equipamento de série é o Pagani Utopia Roadster, mas o objetivo da Pirelli é transferi-lo para modelos de maior volume. De facto, estão já em curso várias parcerias com fabricantes de automóveis para integrar o Pirelli Cyber Tyre na eletrónica dos seus veículos. Mas a evolução continua e a Pirelli já está na fase de desenvolvimento e teste de outras aplicações derivadas desta tecnologia. Por exemplo, está a ser explorada a possibilidade de utilizar a informação recolhida pelos sensores para medir as condições do asfalto, o que permitiria a realização de manutenção preventiva e, assim, aumentar a segurança dos utilizadores da estrada.
Além disso, num futuro próximo, os dados gerados pelos sensores do Pirelli Cyber Tyre estarão disponíveis através de uma ligação 5G, o que permitirá que os dados sejam partilhados com outros condutores ou infra-estruturas rodoviárias, como parte das cidades inteligentes do futuro.