Com lançamento previsto para o final deste ano, o Lexus UX 100% elétrico combina o refinamento e silêncio reconhecidos da marca com um comportamento dinâmico e prazer de condução únicos.
Trabalhando em estreita colaboração com os principais pilotos mestres da Lexus, os ‘Takumi’, a equipa de engenharia responsável pelo UX 300e desenvolveu um conjunto de novas tecnologias projetadas especificamente para oferecer uma experiência única de condução: ‘Lexus Electrified’.
Na Lexus, o título ‘Takumi’ é concedido aos especialistas em determinada área, alguém que acumula, no mínimo, 60.000 horas de estudo e prática – o equivalente a 8 horas por dia, 250 dias por ano, durante 30 anos. O seu vasto conhecimento sustenta o reconhecido compromisso da Lexus com a qualidade no desenvolvimento e na produção.
No topo da lista de intenções do engenheiro-chefe Takashi Watanabe para o comportamento do UX 300e estava a palavra ‘divertido’, o que resultou numa experiência de condução 100% elétrica, dinâmica e entusiasmante, mas extremamente refinada. Isto deve-se em grande parte ao baixo centro de gravidade – possível graças à localização da bateria sob a carroçaria do veículo e do motor elétrico colocado na zona mais baixa do compartimento do motor – e à plataforma GA-C do UX, que é leve e que apresenta uma elevada rigidez torcional.
Conduzido, pela primeira vez, pelos famosos mestres pilotos Takumi em estradas e pistas de teste no Japão, a suspensão do UX 300e foi afinada em estradas europeias, para fornecer a taragem apropriada e a regulação ideal de amortecedores e molas, para otimizar o conforto e a eficácia em estrada. Estas sessões de testes resultaram no desenvolvimento de amortecedores específicos, que proporcionam uma sensação linear de condução e controlam a postura do primeiro Lexus 100% elétrico.
Com base no feedback dos experientes pilotos que desenvolveram toda a gama de modelos da Lexus, incluindo modelos de alto desempenho, foi adicionada uma cinta de reforço da direção à suspensão dianteira para obter uma sensação de condução mais direta e precisa. Este reforço, garante ainda uma superior capacidade de resposta na inserção em curva, conferindo ao UX 300e as características de condução refinadas e precisas esperadas de um Lexus.
Desenvolvidos especialmente para o novo UX 300e, os discos ventilados dianteiros e traseiros, melhoram o desempenho de travagem deste primeiro Lexus 100% elétrico. Os pneus de 17 “e 18”, também específicos, destacam a sensação de condução, silêncio e excecional estabilidade dinâmica.
Otimizado para uma condução urbana ‘divertida’, o novo sistema 100% elétrico do UX 300e apresenta um motor/gerador elétrico de alta potência de 150 kW (204 cv) que fornece aceleração linear sem esforço de 0 a 100 km em apenas 7,5 segundos, até uma velocidade máxima de 160 km/h. As características de aceleração também foram otimizadas para se adaptarem a situações de condução urbana.
Em baixa aceleração, por exemplo, durante o pára-arranca, o controlo da velocidade é a prioridade, ao passo que em condições de aceleração média ou alta, em entrada aberta ou autoestrada, a aceleração é poderosa e contínua.
Os engenheiros da Lexus também desenvolveram uma nova e compacta transmissão, para oferecer ao novo UX 300e o melhor desempenho da sua classe. Para uma resposta extremamente suave, foram introduzidas melhorias no polimento da superfície dos dentes das engrenagens e um sistema de lubrificação otimizado.
Para proporcionar uma experiência suave, mas responsiva, a nova Unidade de Controlo de Potência (Power Control Unit – PCU) do UX 300e permite uma condução sem esforço, com o mínimo de aceleração.
Os engenheiros da Lexus chegaram ao ponto de garantir uma aceleração suave, mesmo quando as acelerações são ligeiramente irregulares. Para além disso, para uma condução ainda mais confortável, as flutuações irregulares da velocidade do veículo são reduzidas, mesmo com diferentes inclinações e estradas sinuosas.
Para melhorar o desempenho em situações de pára-arranca da condução urbana ou viajar por estradas com curvas e contracurvas, a desaceleração do UX 300e pode ser controlada em quatro níveis, usando o seletor de mudanças localizados atrás do volante.
Outro ponto central de interação entre o condutor e o UX 300e é o elegante seletor de mudanças. Substituindo o seletor convencional, encaixa-se perfeitamente na palma da mão do condutor e aplica a mais recente tecnologia ‘shift-by-wire’ da Lexus, para criar uma sensação premium de controlo de Marcha-atrás (R) / Neutro (N) / Drive (D). Mais, o tempo de comutação foi reduzido para permitir passagens rápidas.
“Para o novo crossover UX 300e, criámos uma experiência de condução eletrificada exclusiva da Lexus”, explica o engenheiro-chefe Takashi Watanabe. “Os milhares de horas investidos em condução dos nossos mestres pilotos Takumi resultaram num refinamento dinâmico que estabelece um novo padrão para o segmento”.
O Lexus UX 300e, tem lançado previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2021.