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Como estava prometido, a Peugeot desvendou o renovado 508, o modelo que iniciou esta nova era da marca francesa. A versão desportiva PSE também recebeu as mesmas atualizações.

Vai estar disponível com três opções PHEV e uma a gasóleo. Os níveis de equipamento são: Allure, GT e PSE, sendo que este último traz motorização específica.
Esteticamente, percebe-se uma secção dianteira mais inovadora que é reforçada pelo novo símbolo da marca francesa que surge no centro da grelha. No desportivo Peugeot Sport Engineered, a grelha específica alterna entre o preto brilhante e o preto, com a assinatura Kryptonite na extremidade do capô. Conta ainda com faróis Matrix LED muito finos, que estarão presentes em todas as versões. A traseira também foi renovada, com a integração do característico desenho de três garras dos farolins com “piscas” deslizantes.


Lá dentro também há muitas “coisas” novas, sempre com o objetivo de o colocar num patamar superior. Os materiais são de melhor qualidade e a evolução tecnológica é evidente com a integração do sistema de infoentertenimento i-Connect Advanced. O ecrã multimédia é agora de dez polegadas, com o sistema a permitir a ligação sem fios dos telemóveis, atualizações remotas e reconhecimento vocal. Atrás do volante mantém-se o painel de instrumentos de 12 polegadas mas agora com novos modos de visualização da navegação e das ajudas à condução. A gama de motorizações do renovado Peugeot 508 compreende três versões híbridas plug-in, associadas a uma caixa automática EAT8 de oito relações.


No campo do diesel, apoiado pela mesma transmissão automática, não há novidades. Mantém-se o bloco BlueHDi 130 de 1.5 litros e quatro cilindros com 130 CV e 300 Nm de binário.  A novidade está mesmo no Plug-in Hybrid 180 de tração dianteira, que combina motor 1.6 Puretech de 150 CV ao propulsor elétrico de 81 kW (110 CV) para uma potência e binário totais de 180 CV e 360 Nm.
Também de tração dianteira é o Plug-in Hybrid 225, com os mesmos motores elétrico e térmico, mas com este último a oferecer 180 CV de potência para um valor global de 225 CV e 360 Nm.

A distinção vai para o desportivo PSE 360 de tracção integral, equipado com um bloco 1.6 PureTech de 200 CV associado a dois motores elétricos, com 81 kW (110 CV) no eixo dianteiro e 83 kW (113 CV) no traseiro.
Os 360 CV e 520 Nm que o sistema combinado debita atiram-no em 5,2 segundos até aos 100 km/hora, para uma velocidade de ponta de 250 km/h. O lançamento no mercado está marcado para junho de 2023.

 

Ricardo Carvalho

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