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Peugeot fez um 208 Cabriolet, mas ficou no museu

Os projetos automóveis cancelados têm um certo encanto, particularmente quando envolvem protótipos em tamanho real que permaneceram escondidos atrás de portas fechadas durante anos.

É o caso do Peugeot 208 Cabriolet que se vê na foto e que foi recentemente exposto em França. É um vislumbre do que poderia ter sido um descapotável, se os executivos da empresa lhe tivessem dado luz verde para a produção.

O único Peugeot 208 Cabriolet existente foi exibido pela primeira vez no Musée De L’Aventure Peugeot em Sochaux, França. O desenvolvimento do projeto “A97” começou em 2007, cinco anos antes da estreia do Peugeot 208 hatchback original, que chegou em 2012.

Ao contrário dos seus antecessores, o 206 CC e o 207 CC, que apresentavam capotas rígidas retráteis, a versão cabriolet do Peugeot 208 pretendia trazer de volta a configuração de capota flexível. A marca francesa reconheceu as vantagens desta solução em termos de embalagem, de economia de custos e de peso.

Como mostra o protótipo, uma capota de lona mais tradicional permitiria proporções mais equilibradas, dispensando as caraterísticas de coupé das versões anteriores. Permitiria também mais espaço para as cabeças e os joelhos dos passageiros traseiros, tornando o interior menos apertado.
O mecanismo do tejadilho terá sido desenvolvido pela empresa austríaca Magna Steyr, responsável pela produção do Peugeot RCZ. O tejadilho em lona vermelha do protótipo combinava com o interior estofado a couro, com uma janela traseira em vidro e uma terceira luz de travão integrada.

O resto da carroçaria parece ser largamente partilhada com o hatchback de três portas, reduzindo ainda mais os custos de desenvolvimento. Para além da ausência do tejadilho e das janelas sem moldura, o protótipo do Peugeot 208 Cabriolet apresenta uma traseira personalizada com uma porta traseira fortemente esculpida e um novo para-choques traseiro.

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