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A Peugeot recusa-se a trazer de volta os emblemas icónicos GTI e Rallye para os seus novos modelos, mas isso não impediu a Stellantis Motorsport de desenvolver uma nova versão de competição do 208.

O 208 Racing beneficia de um motor turbo alimentado melhorado, de uma configuração de chassis mais apurada e dos elevados padrões de segurança habituais, o que o torna um ponto de entrada acessível no mundo dos desportos motorizados.
Embora gostássemos de ver o 208 Racing inspirar um hot hatch de produção, este modelo foi concebido exclusivamente para o Troféu FR6. Esta nova série, organizada pela Fédération Française du Sport Automobile (FFSA), fará parte da Taça de França de Ralis a partir de 2025, sendo a Stellantis o primeiro fabricante a aderir.

O carro de rally é baseado no Peugeot 208 facelifted e adiciona um conjunto de aço branco, detalhes em verde limão nos DRLs e uma pintura extravagante na carroçaria branca. Isto é suficiente para nos deixar nostálgicos sobre os dias do Peugeot 106 Rallye, que foi recentemente revivido não oficialmente numa edição especial baseada no 208 de um concessionário suíço.

No interior, a Stellantis adicionou uma gaiola de proteção soldada e um sistema automático de extinção de incêndios, ambos em conformidade com os regulamentos Rally4. O painel de instrumentos foi “otimizado” para evitar reflexos e inclui um ecrã multifunções, um interrutor de corte (disjuntor) e comandos personalizados na consola central. Além disso, a arquitetura eletrónica específica da competição facilita às equipas a aquisição e a análise dos dados de condução.

Para o desenvolvimento do 208 Racing, a Stellantis Motorsport utilizou a sua experiência do Peugeot 208 Rally4, do Citroën C3 Rally2 e do 208 Racing Cup. Sob o capô encontra-se uma versão actualizada do motor a gasolina de 1,2 litros e três cilindros turbo da Stellantis, produzindo 145 CV
Isto é 45 CV a mais do que o Peugeot 208 de produção, mas 67 CV a menos do que o 208 Rally4. Ainda assim, o 208 Racing tem bastante potência para um pequeno hatch que pesa apenas 1.050 kg. A potência é transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades de relação curta.

O motor funciona exclusivamente com combustível superetanol-E85, que supostamente reduz as emissões de CO2 em cerca de 30 por cento em comparação com a gasolina. Os engenheiros da Stellantis Motorsport também ajustaram os sistemas de suspensão e de travagem com base no feedback de pilotos de competição profissionais. Por último, os pneus Michelin Pilot Sport PS5 de série contribuem para reduzir os custos de manutenção.
O 208 Racing custa 38.900 euros sem impostos, o que é muito mais barato do que o 208 Rally4. A Stellantis já começou a receber encomendas e espera iniciar as entregas em fevereiro de 2025.

Ricardo Carvalho

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