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Os parisienses votaram em referendo, no passado domingo, a favor da triplicação das taxas de estacionamento de veículos como os grandes SUV, numa altura em que a capital francesa continua a avançar com planos a longo prazo para se tornar uma cidade totalmente orientada para as bicicletas.

Cerca de 54,5 % dos parisienses votaram a favor da medida, enquanto 45,5 % votaram contra. De acordo com os resultados oficiais, apenas 5,7% dos eleitores compareceram à votação, o que não é, no entanto, um bom indicador.

O referendo decorreu menos de um ano após os habitantes da cidade terem votado a favor da proibição das trotinetas elétricas e tem como objetivo triplicar as taxas de estacionamento para os automóveis com mais de 1,6 toneladas de peso para 18 euros por hora, a fim de desencorajar os automóveis “volumosos e poluentes”, afirmou o município. A nova tarifa também se aplicaria aos automóveis elétricos com mais de 2 toneladas.

Paris

“Estamos orgulhosos de ter levantado uma questão essencialmente ambiental, numa altura em que o ambiente é apresentado como a fonte de todos os males”, declarou a Presidente da Câmara, Anne Hidalgo, após a publicação dos resultados. “É uma forma de resistência aqui em Paris a este movimento tão preocupante”.

As ruas de Paris foram recentemente transformadas com 84 quilómetros de ciclovias desde 2020, tendo-se registado um aumento de 71% na utilização de bicicletas entre o final do confinamento devido à pandemia de COVID-19 e 2023, de acordo com dados da Câmara Municipal.

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