Uma queixa apresentada na Califórnia alega que a Tesla está a manipular os conta-quilómetros dos seus veículos para encurtar o período de garantia. Um caso explosivo que pode custar caro à marca.
Como veio isto a público? Trata-se de uma ação coletiva que pode causar grande alvoroço: em fevereiro de 2025, uma proprietária de um Model Y levou a Tesla a tribunal, acusando o construtor de manipular os dados do seu conta-quilómetros.
Nyree Hinton, a queixosa principal, alega que o seu carro, comprado em dezembro de 2022 com 36 772 milhas no odómetro, estava a mostrar uma quilometragem diária muito mais elevada do que o normal. Pelo menos é o que ela diz. Enquanto no início tinha uma média de 55 milhas por dia, a média saltou desnecessariamente para 72 milhas por dia entre março e junho de 2023.
Leia também: Todos Odeiam Elon: Grupo destrói Tesla em protesto artístico
Em comparação, os seus veículos anteriores nunca tinham excedido as 6.000 milhas em seis meses – em comparação com as 13.228 milhas reivindicadas pelo seu Model Y para o mesmo período.
Na verdade, o cerne do problema reside no facto de, de acordo com a ação coletiva apresentada, a Tesla não se basear num sistema mecânico ou de GPS para avaliar a distância percorrida, mas sim num algoritmo proprietário que combina métricas de consumo de energia e multiplicadores ligados ao comportamento de condução.
Segundo os queixosos, este sistema permitia ao fabricante sobrestimar deliberadamente as distâncias percorridas. De acordo com as suas observações, o contador seria falsificado entre 15% e 117%, permitindo ao fabricante encurtar artificialmente a duração das garantias, aumentar as receitas provenientes das reparações ou incentivar a aquisição prematura de garantias alargadas.
Na Europa, as garantias da Tesla cobrem quatro anos ou 80.000 quilómetros para o veículo e até oito anos ou 160.000 quilómetros para a bateria e o grupo motopropulsor. No entanto, em vários dos casos mencionados, os proprietários afirmam que o seu automóvel ultrapassou estes limites mais rapidamente do que o previsto, sem qualquer razão aparente.
Foram observados aumentos súbitos da quilometragem após visitas à oficina ou actualizações de software. Um queixoso viu o seu conta-quilómetros subir de 32 para 115 km/dia de um dia para o outro, o que provocou a rescisão antecipada da sua garantia. Outro citou uma viagem diária de 25 km que foi apresentada como 34 km pelo sistema de bordo do seu Model 3.
Estão a surgir muitas histórias semelhantes em fóruns como o Reddit e o Tesla Motors Club. Alguns deles mencionam incentivos do fabricante para comprar uma garantia alargada, o que acentua as suspeitas de uma estratégia comercial deliberada.
Para já, a Tesla não se pronunciou publicamente sobre o assunto. Mas esta última polémica surge num momento difícil para a empresa, já fragilizada pela queda das vendas e pelas recentes polémicas ligadas ao seu CEO, Elon Musk.