fbpx




A Lamborghini iniciou a produção do Countach em março de 1974, enviando desportivos elegantes para a linha de montagem para o que viria a ser uma série de 16 anos. Não era de forma alguma um veículo produzido em massa – apenas 1.999 foram construídos durante esse período.

Mas esse número desmente o enorme impacto que teve em todo o mundo automóvel. E tudo começou com o Countach verde de 1974 que aqui se vê, o primeiro a sair da linha de produção.

Para celebrar a ocasião, a Lamborghini trouxe o modelo LP 400 de volta ao local onde nasceu. A mesma linha, na mesma localização de Sant’Agata Bolognese, ainda está ativa, embora as coisas pareçam um pouco diferentes hoje em dia. A empresa também divulgou fotografias vintage da linha de produção do Countach ao longo dos anos, mostrando os LP 500 e LP 5000 a serem montados. Os últimos modelos representam a grande maioria da produção total do Countach.

A Lamborghini até dedicou algum tempo a uma sessão fotográfica com o seu supercarro de referência dos dias de hoje, o Revuelto. Embora muita coisa tenha mudado no mundo automóvel, ambos os carros continuam a ter potência V-12. E ambos são extremamente ecológicos.
“Estamos orgulhosos por ainda produzirmos os nossos modelos de super desportivos no local onde o Countach foi criado”, afirmou Ranieri Niccoli, Diretor de Produção da Lamborghini. “A produção mudou radicalmente desde então e houve uma transformação acentuada de muitos aspectos, desde a produção do Countach até aos modelos atuais.”

O LP 400 original foi construído entre 1974 e 1978 e destaca-se pela ausência de extensões nos guarda-lamas. Estas foram introduzidas no LP 400S, concebido para acomodar os pneus Pirelli com especificações de rolo compressor montados nas agora icónicas jantes de marcação telefónica. Foi construído de 1978 a 1982, altura em que o LP 5000S entrou em cena. O seu aspeto é praticamente idêntico ao do LP400 S, mas o V-12 foi aumentado para 4,8 litros. O 5000S Quattrovalvole seguiu-se de 1985 a 1988, trazendo um motor ainda maior e mais potência ao super carro. O Countach terminou em 1990 com o modelo do 25º aniversário, do qual foram construídos 658 exemplares.

“Atualmente, a nossa produção é muito diferente da de 1974”, afirmou Niccoli. “Mas mantém os melhores aspetos e reúne as capacidades manuais dos nossos operadores e as melhores tecnologias disponíveis, dando origem à chamada Manifattura Lamborghini Next Level.”

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade