O PAL-V Liberty está a ser desenvolvido desde 2008, encontrando-se numa fase muito avançada. Trata-se de um veículo que circula na estrada e pode ser rapidamente transformado num avião, e cuja aprovação para o transporte rodoviário foi concedida em 2020. Agora, a declaração “Sem Objecções Técnicas” representa a confirmação da AESA do conceito técnico detalhado do modelo para finalizar a aprovação de voo.
Ou seja, não existem riscos conhecidos que impeçam a certificação de tipo completa.
Leia também: Camião cibernético da XPeng traz um helicóptero
Os veículos desta marca podem andar na estrada e no ar utilizando tecnologia comprovada de girocópteros. Para além da sua capacidade de se deslocar porta-a-porta, o veículo oferece uma autonomia de 500 km, o que faz dele um líder no segmento FlyDrive.
Embora outras empresas tenham tentado desenvolver conceitos FlyDrive, nenhuma conseguiu encontrar um caminho credível para a certificação. O certificado de aprovação da AESA confirma agora o caminho da PAL-V para a certificação.
A PAL-V está a desenvolver uma plataforma para a inovação da mobilidade. Enquanto a certificação da plataforma Liberty está a ser finalizada, a PAL-V está simultaneamente a planear várias adaptações, incluindo combustíveis sustentáveis e outros grupos motopropulsores neutros em termos de CO2.