Pense num Audi. Quer seja novo ou antigo, SUV ou berlina, desportivo ou citadino, tem de ter o logótipo dos quatro anéis, não é verdade? É um pormenor obrigatório em qualquer modelo… ou não, porque este conceito pode desaparecer no futuro.
De acordo com um artigo publicado pela Reuters, os futuros modelos da marca alemã, nomeadamente os desenvolvidos em colaboração com a SAIC e destinados ao mercado chinês, poderão não ostentar símbolo e letras do construtor.
A decisão da Audi deve-se precisamente à sua parceria com a SAIC, em reconhecimento do seu valioso apoio ao desenvolvimento dos futuros automóveis eléctricos, que deverão ser nove até 2030.
As fontes citadas pela Reuters não forneceram mais pormenores, pelo que não sabemos se a nova gama de modelos, conhecida internamente como Purple, terá um logótipo diferente, se terá as letras Audi ou se não terá qualquer símbolo.
Questionada pela Reuters, a Audi não comentou os rumores, para além de os descrever como “mera especulação”. A SAIC, por sua vez, afirmou que os próximos carros eléctricos serão “verdadeiros Audi”.
Neste ponto, vale a pena recordar que a Audi acaba de alterar a sua conversão para uma marca elétrica, inicialmente prevista para 2033. A data é agora “flexível”, dependendo das vendas, para não perder dinheiro nesta transição.
Assim, modelos como o novo A5 a combustão (berlina e carrinha Avant) poderão ficar no mercado mais tempo do que o previsto, embora tenhamos de ver como os mercados evoluem, em termos comerciais, nos próximos anos.