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Os carros mais caros do mundo

Quando se pensa em supercarros caros, vêm-nos de imediato à cabeça algumas marcas: Bugatti, Ferrari, Koenigsegg e Pagani, mas há muitas mais.

Estes construtores consolidaram-se como os melhores no espaço premium, oferecendo à sua clientela mais abastada os carros mais rápidos, mais raros, mais bonitos e, neste caso, mais caros do planeta e… totalmente personalizáveis.

Mas, para descobrir qual destes veículos inatingíveis é o mais caro, fomos ver os catálogos e os sites da internet e descobrimos um bom lote de carros, todos com um valor acima dos 920 mil euros, coisa pouca! O lote inclui Ferrari híbridos sem capota, um rei da velocidade americano, alguns hipercarros elétricos e um trio de Rolls-Royce únicos construídos exclusivamente para a realeza.

É de notar, no entanto, que os preços aqui indicados refletem o seu preços quando novos. Por isso, não estamos a contar com os carros de leilão, as grandes relíquias que, por vezes, atingem valores mais elevados do que aqueles que vemos nesta lista.

McLaren Senna GTR – 1,566 milhões de euros
O McLaren Senna GTR custa mais de 1,5 milhões de euros, e nem sequer o pode conduzir na estrada. O supercarro de pista é muito mais agressivo do que a versão de estrada, com um grande difusor que ajuda a gerar muito downforce. Pesa apenas 1187 kg e produz 813 CV com o seu motor V8 de 4,0 litros com turbocompressor duplo, pelo que não é de admirar que os proprietários tenham de o conduzir apenas em pista.

Czinger 21C – 1,566 milhões de euros
Talvez ainda não conheça o nome Czinger, mas este construtor com sede na Califórnia é responsável pelo supercarro 21C de 1,56 milhões de dólares. Com 1250 CV graças a um V8 de 2,9 litros com turbocompressor duplo, o 21C pode atingir os 100 km/h em 1,9 segundos e uma velocidade máxima de cerca de 281 km/h.

Ferrari Monza – 1,5666 milhões de euros
Tal como o McLaren Elva sem tejadilho, o Ferrari Monza SP1 e o SP2 são cabrio. Como o nome indica, o SP1 é a opção de um lugar, enquanto o SP2 tem espaço suficiente para trazer um amigo. Ambos os carros são equipados com o mesmo motor V 12 de 6,5 litros naturalmente aspirado, capaz de produzir 809 CV. Nenhum deste modelos pode ser conduzido em estrada. Mas se tiver dinheiro para pagar o respetivo preço, entrar numa pista provavelmente não será um problema.

Gordon Murray T.33 – 1,5666 milhões de euros
O segundo e um pouco mais acessível supercarro da nova linha da Gordon Murray é o T.33. Com 607 CV de potência, cortesia de um V12 de 3,9 litros naturalmente aspirado, o T.33 atinge umas ridículas 10.500 rpm. Com um preço de cerca de 1,56 milhões de euros, de acordo com as taxas de conversão atuais, a Gordon Murray Automotive promete vender este carro em todo o mundo, tanto com volante à direita como à esquerda. É pena que já esteja esgotado.

Koenigsegg Gemera – 1,5666 milhões de euros
Um dos dois modelos Koenigsegg nesta lista, o Gemera é na verdade o primeiro carro de quatro lugares do fabricante sueco de supercarros. Mas isso não significa que seja um carro familiar. Com um motor biturbo de 2,0 litros sob o capô e três motores elétricos, o Gemera tem 1.700 CV de potência e atinge os 100 km/h em apenas 1,9 segundos. A marca planeia construir apenas 300 exemplares, cada um com um preço mínimo de 1,56 milhões de euros.

Hennessey Venom F5 – 1,658 milhões de euros
O Hennessey Venom GT quebrou recordes, chegando a 426 km/h numa corrida quebrando o recorde mundial. Mas o novo F5 planeia bater o seu antecessor com uma velocidade máxima estimada de 500 km/h, e com isso vem também um preço mais elevado. O Venom F5 começa em 1,65 milhões de euros, de acordo com a marca, o que o torna um pouco mais caro do que o seu antecessor de 1,1 milhões de euros.

Bentley Bacalar -1,750 milhões de euros
Com apenas 12 unidades totais produzidas, o Bentley Bacalar faz com que alguns dos carros “limitados” desta lista pareçam abundantes quando comparados. Embora o design opulento possa ser a primeira coisa a chamar a atenção, o Bacalar também não é um desleixo em termos de desempenho. Com o motor turbo de 6,0 litros W12 da Bentley, este carro debita 650 CV. Se tiver 1,750 milhões de euros disponíveis e estiver a pensar comprar um, já é tarde demais – a Bentley diz que todos os exemplares já estão nas mãos dos clientes.

Hispano Suiza Carmen Boulogne – 1,750 milhões de euros
Chamar o Hispano Suiza Carmen Boulogne de bonito seria… um exagero. Mas este supercarro de aspeto um pouco estranho fez a sua estreia nos EUA no Amelia Island Concours d’Elegance deste ano, ostentando um motor elétrico de 1114 CV e um tempo de 0-100 km/h de 2,6 segundos. A versão Boulogne aqui apresentada – a mais leve e mais potente das duas – custa cerca de 1,750 milhões de euros.

Bentley Mulliner Batur – 1,842 milhões de euros
A investida elétrica está a chegar. A Bentley diz que será um fabricante de automóveis totalmente elétrico até 2030. Mas antes que a marca de luxo faça a transição para a eletricidade, o Mulliner Batur ajuda a guardar de vez o icónico motor W12 em grande estilo. Com 710 CV do motor biturbo, o Batur é o Bentley mais potente de sempre. E uma vez que está limitado a apenas 18 exemplares em todo o mundo, custa uns impressionantes 1,842 milhões de euros.

SCC Tuatara – 1, 842 milhões de euros
Embora inicialmente envolto em controvérsia, a SSC conseguiu atingir 453 km/h com o seu hipercarro Tuatara, batendo um recorde mundial. Mas o Tuatara não é apenas um dos veículos mais rápidos do planeta, é também um dos mais caros. O custo de toda essa velocidade é estimado em cerca de 1,842 milhões de euros para o Tuatara básico, limitado a apenas 100 unidades em todo o mundo.

Lotus Evija – 1.934 milhões de euros
Com um novo carro desportivo Emira e um SUV elétrico Eletre, a Lotus está à beira do regresso. O construtor planeia lançar uma série de novos produtos nos próximos anos, sendo que parte dessa estratégia inclui o Evija topo de gama. Este supercarro custa uns fantásticos 1,934 milhões de euros e produz quase 2.000 CV de potência a partir de quatro motores elétricos. A Lotus planeia construir apenas 130 exemplares do Evija de estrada.

Aston Martin Vulcan – 2,118 milhões de euros
Tal como acontece com alguns outros carros desta lista, o Aston Martin Vulcan era um dos especiais apenas para pista. O supercarro britânico fez a sua estreia mundial em 2015, alimentado por um V 12 de 7,0 litros naturalmente aspirado que produzia 820 CV de potência, e limitado a apenas 24 exemplares em todo o mundo. Seguiu-se um modelo AMR Pro ainda mais focado nas pistas, mas mesmo o Vulcan básico era bem caro, custando cerca de 2,118 milhões de euros.

Delage D12 – 2,118 milhões de euros
Talvez já tenha ouvido falar do Delage. No início dos anos 1900, este fabricante de automóveis francês estava a competir na pista com a Bugatti e a Ferrari. Agora Delage está de volta e com um novo e belo hipercarro apelidado de D12. Alimentado por um motor V 12 de 7,6 litros, o novo D12 produz mais de 1.010 CV potência e custa uns fantásticos 2,118 milhões de euros.

Ferrari Daytona SP3 – 2,118 milhões de euros
O Ferrari Daytona SP3 é o modelo mais aerodinamicamente eficiente da marca de todos os tempos. Estreado em 2021, a edição limitada do SP3 tem um V 12 de 6,5 litros emprestado do 812 Competizione que lhe dá 828 CV e um tempo de 0 a 100 km/h de cerca de 2,8 segundos. A Ferrari nunca revelou quantos Daytona SP3s a empresa produziria, mas cada um custava 2,118 milhões de euros em novo.

McLaren SpeedTail – 2,118 milhões de euros
Quanto é que pagaria pelo McLaren de produção mais rápido de sempre? Bem, pelo menos 2,118 milhões de euros. Com 1.035 CV de potência, cortesia de uma cadeia cinemática V 8 híbrida gasolina-elétrico, o Speedtail atinge o máximo de 400 km/h e é capaz de atingir os 300 km/h em apenas 12,8 segundos – 2,7 segundos mais rápido que o P1. Infelizmente, se não conseguiu comprar um novo em 2020, terá de desembolsar muito dinheiro no mercado de usados. A McLaren construiu apenas 106 exemplares.

Rimac Nevera – 2,211 milhões de euros
O Rimac Nevera leva o título de EV mais caro com seu preço de US $ 2,4 milhões – mas apenas por algumas centenas de milhares de dólares em relação ao próximo supercarro elétrico mais caro. Com 1.914 cavalos de potência e 1.740 libras-pés de binário, o Nevera atinge os 60 km/h em menos de 2,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 258 milhas por hora. Aqueles que tiverem a sorte de encomendar um deverão vê-lo na sua garagem antes do final de 2022.

Pagani Utopia – 2,303 milhões de euros
Primeiro veio o Zonda, depois o Huayra e agora o Pagani Utopia. Com 852 CV de potência e uma caixa manual de sete velocidades, o Utopia é o Pagani de estrada mais potente alguma vez produzido e está limitado a apenas 99 exemplares em todo o mundo. O custo de um é de uns fantásticos 2,303 milhões de euros.

Pininfarina Battista – 2,303 milhões de euros
Apropriadamente nomeado em homenagem ao fundador da empresa, Battista Farina, o Pininfarina Battista oferece o tipo de desempenho (e preço!) para deixar seu homónimo orgulhoso. Revelado no Salão Automóvel de Genebra de 2019, o Battista é elétrico, produzindo 1827 CV de potência. Se o tempo de 0 a 100 km/h de um supercarro normal lhe parece demasiado lento, a marca afirma que o Battista o levará até lá em menos de 2,0 segundos. A Pininfarina planeia construir 150 exemplares do Battista, com um custo de 2,303 milhões de euros cada.

Gordon Murray T.50 – 2,395 milhões de euros
Se o nome Gordon Murray lhe soa familiar, é porque é o homem por detrás do design do icónico McLaren F1. Atualmente, Mr. Murray tem a sua própria marca de supercarros, e o bonito T.50 é a joia da coroa da gama. Com um preço de 2,395 milhões de euros, o T.50 inclui um V12 de 4,0 litros naturalmente aspirado que produz 654 CV de potência.

Lamborghini Countach – 2,395 milhões de euros
O nome Countach pode ser icónico, mas será que vale 2,395 milhões de euros? Isso é o que a Lamborghini espera que gaste no seu novo modelo baseado no Aventador. Lançado em agosto de 2021, o Countach CV de potência, permitindo um tempo de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e uma velocidade máxima de mais de 350 km/h.

Hennessey Venom F5 – 2,487 milhões de euros
Com o novo F5, a Hennessey passou a construir modelos à medida. E o Venom F5 Revolution segue esse esforço. O hipercarro focado na pista usa o motor Fury V 8 de 6,6 litros do construtor, produzindo os mesmos 1.817 CV de potência. No entanto, o F5 Revolution tem uma aerodinâmica melhorada, duplicando a força descendente a 300 km/h com um divisor dianteiro maior, um difusor traseiro e mais alguns detalhes aerodinâmicos.

Mercedes-AMG Project One – 2,487 milhões de euros
A Mercedes tem prometido uma versão de produção do hipercarro Project One há já algum tempo. O primeiro anúncio oficial foi feito em março de 2017, antes da estreia do primeiro concept no final desse mesmo ano. Mas depois de quase cinco anos de tentativas, parece que o Project One vai finalmente chegar às estradas públicas, alias já chegou inclusivamente às mãos de um português. O hipercarro híbrido tem mais de 1.200 CV de potência e um preço de quase 2,5 milhões de euros.

Zenvo Aurora – 2,579 milhões de euros
Zenvo impressionou na Monterey Car Week 2023 com o novo hipercarro Aurora, tanto na versão voltada para a pista quanto para a estrada. Com um híbrido V 12 de 6.6 litros quad-turbocomprimido, o Aurora Agil com tração traseira tem 1,250 CV de potência, enquanto o modelo Tur com tração às quatro rodas tem 1,850 CV de potência. O preço inicial do Aurora é de 2,579 milhões de euros e as primeiras entregas estão previstas para 2026.

Aston Martin Victor – 2,763 milhões de euros
O pessoal da Aston Martin sabe uma ou duas coisas acerca de veículos exclusivos, e o Victor pode ser o projeto mais exclusivo da marca britânica até à data. Baseado na plataforma One-77, o Victor utiliza componentes de vários Aston, incluindo o projeto de pista Vulcan e o próximo Valkyrie. E por falar em produção limitada – o Victor é um exemplar único e, segundo os rumores, custará mais de 2,7 milhões de euros.

Hennessey Venom F5 Roadster – 2,763 milhões de euros
É o mesmo hipercarro Hennessey Venom F5 que já conhecemos, mas com menos tejadilho. O F5 Roadster tem o mesmo V 8 de 6,6 litros com turbocompressor duplo que o coupé, produzindo os mesmos 1.817 CV de potência. A Hennessey estima uma velocidade máxima de mais de 480 km/h, mas se quiser um, custar-lhe-á pelo menos 2,763 milhões de euros.

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