16. Mercedes-Benz 300 SL “Alas de Gaviota”
Quando o Mercedes-Benz 300 SL dominava os circuitos, o novo importador da marca nos Estados Unidos, Max Hoffman, estava convencido de que uma versão de estrada deste modelo seria bem recebida nos EUA, onde a classe média/alta ansiava pelo glamour e sofisticação de tudo que vinha da Europa. Para convencer a administração relutante da marca estrela, fez um pedido de 500 unidades. Assim que a luz verde foi dada ao projeto, o “Alas de Guviota” foi apresentado quatro meses depois no Salão Automóvel de Nova York em 1954. O resto é história.
15.- Hispano-Suiza H6
Foi o modelo que colocou a Hispano-Suiza como uma das marcas mais importantes do mundo, rival direta da Rolls-Royce, por exemplo. Foi apresentado no Salão de Paris em 1919 e, desde logo, o seu magnífico design não deixou ninguém indiferente. Marc Birkigt, que trabalhava para a marca desde a sua fundação, foi o responsável pelo seu desenvolvimento, equipado com um motor de 6 cilindros de 6.597 cm3 e 135 CV. A maior sofisticação estava no sistema de travagem, que contava com assistência mecânica da marca que o posicvionava vários degraus acima da concorrência.