18. Pegaso Z-102
Sobre o Pegaso Z-102, uma revista estrangeira disse, na época, que era como se o McLaren F1 tivesse sido projetado nos anos 90 na Bósnia-Herzegovina. E a comparação não está longe de realista, pois desenvolver um dos automóveis mais avançados de sua época em Espanha, poderia soar como uma quimera para quem não conhecesse o génio e talento de Wifredo Ricart. Foi um fracasso comercial –previsível–,mas serviu para formar os técnicos da ENASA e deixar para trás alguns dos mais belos automóveis desportivos da época.
17. Benz Patent-Motorwagen
Há 134 anos, mais especificamente a 29 de janeiro de 1886, Karl Benz registou a patente de um veículo movido a gás, que foi aceite sob o número 37435, dando origem ao primeiro automóvel. Era um triciclo com chassis tubular e rodas raiadas, impulsionado por um motor monocilíndrico de 580 cm3 com potência de 0,7 CV. O prémio definitivo para sua invenção foi a viagem de 70 quilómetros que sua esposa Cäcilie Bertha Ringer fez com os dois filhos mais velhos no verão de 1888 de Mannheim a Pforzheim para visitar os seus pais.