O novo Taycan Turbo GT da Porsche acabou de bater um recorde, tornando-se no veículo de produção de quatro portas mais rápido a dar uma volta ao famoso Nurburgring Nordschleife – e o segundo veículo elétrico de produção mais rápido.
A Porsche conseguiu esse feito em 7:07.55, tornando-o mais rápido no Inferno Verde do que a grande maioria dos automóveis à venda atualmente, a gasolina ou elétricos.
Contudo, não é o atual campeão dos VE. Um carro de produção e alguns carros de corrida elétricos e também alguns concept fizeram-no mais depressa. Desde 2010, os fabricantes de automóveis têm levado os seus veículos elétricos de altas prestações para a pista, na esperança de obterem um recorde de volta. E à medida que mais veículos elétricos deste género entram no mercado, é de esperar mais voltas ra bater recordes nos próximos meses e anos.
Elaborámos a lista dos 15 veículos elétricos mais rápidos de sempre. Todos estes modelos têm um lugar no livro de recordes de Nurburgring pelas suas voltas rápidas e alguns deles não verão os seus recordes quebrados tão cedo.
Volkswagen ID.R Concept
6:05.3
Antes do ID.4, do ID.Buzz e do resto da gama de veículos eléctricos da Volkswagen, os engenheiros loucos de Wolfsburg criaram um protótipo de veículo elétrico que o mundo nunca tinha visto. O ID.R era um carro de corrida sem limites, alimentado por bateria, com 671 CV graças a dois motores eléctricos – e pesava apenas 1133 kg.
Em 2019, a VW lançou o ID.R no Nurburgring Nordschleife com o piloto francês Romain Dumas ao volante. A corrida épica resultou num tempo de volta recorde de 6:05.336, tornando-o o VE mais rápido – e um dos carros mais rápidos de sempre – na pista histórica. Não existe um único automóvel de produção que seja mais rápido e apenas o Porsche 919 Hybrid EVO teve um tempo de volta melhor (5:19,546).
Nio EP9
6:45.9
O Nio EP9 não é tecnicamente um carro de produção, embora a empresa tenha construído e vendido 10 deles entre 2016 e 2019 por incríveis 3 milhões de dólares cada. O hipercarro apenas para pista tinha quatro motores elétricos montados em cada roda para uma potência total de 1,341 CV, bom para um tempo de 0-100 km/h de cerca de 2.6 segundos e uma velocidade máxima de 312 km/h.
Em 2017, a Nio lamçou o EP9 no Nurburgring Nordschleife com o piloto de corridas britânico Peter Dumbreck ao volante. Dumbreck estabeleceu um tempo de volta de 6:45.90 – batendo o recorde anterior do Nio de 7:05.12 estabelecido em 2016 (desta vez com pneus de corrida), e perdendo apenas para o McLaren P1 XP1 LM Prototype na altura, que o fez em 6:43.22. O EV9 está atualmente em quinto lugar na lista de automóveis não produzidos e em segundo lugar nos veículos eléctricos, apenas atrás do VW ID.R.
Rimac Nevera
7:05.2
O primeiro carro de produção real e efetivo desta lista é o Rimac Nevera – mesmo que seja um hipercarro de 2,2 milhões de dólares. Alimentado por quatro motores elétricos síncronos de ímanes permanentes, o Nevera tem 1888 CV e um tempo de 0-100 km/h de 1,7 segundos. É, por definição, o carro mais rápido à venda atualmente.
No final de 2023, a Rimac estabeleceu um recorde de EV de produção com o Nevera no Nurburgring Nordschleife com um tempo de volta de 7:05.29. O piloto de corridas croata Martin Kodric estava ao volante.
Porsche Taycan Turbo GT
7:07.5
O mais recente a entrar nesta lista é o Taycan Turbo GT – o Porsche de produção mais rápido e potente de sempre. Com até 1.092 CV, cortesia de dois motores eléctricos, este Taycan atinge os 100 km/h em 2,1 segundos e uma velocidade máxima de 190 km/h. E com o pacote Wiessach (o primeiro Porsche de quatro portas a ter esta opção), este Taycan abandona os bancos traseiros e adiciona fibra de carbono para manter o robusto EV com menos de 1.000 kg.
Em janeiro, a Porsche levou um protótipo Taycan Turbo GT com o pacote Weissach para Nurburgring e registou um tempo de volta de 7:07.55. Com o experiente piloto de corridas Lars Kern ao volante, o Turbo GT tornou-se o veículo elétrico de quatro portas mais rápido no ‘Ring e o mais rápido de qualquer sedan de produção de quatro portas, batendo o Jaguar XE Project 8.
Toyota TMG EV P002
7:22.3
Caso o nome não o tenha denunciado, este não é um Toyota de produção. O TMG EV P002 é um protótipo de carro de corrida elétrico produzido pela marca japonesa em 2012 com 469 CV. Com Jochen Krumbach ao volante, a Toyota foi a Nurburgring nesse mesmo ano e registou uma volta rápida de 7:22.32. Nessa altura, a Toyota bateu o recorde de volta do EV, mas foi por pouco tempo.
Tesla Model S Plaid com Pack Pista
7:25.2
A rivalidade Porsche/Tesla intensificou-se em 2023. A Tesla regressou a Nordschleife dois anos após a sua primeira corrida com outro Model S Plaid, desta vez equipado com um pacote Track opcional. O pacote Track incluía travões reforçados e um limitador de velocidade máxima mais permissivo, bem como pneus controversos. Embora legais nos EUA, os pneus não cumpriam os requisitos europeus para utilização em estrada, o que levou alguns a considerar a volta nula para um veículo de circulação real.
Seja qual for o ponto de vista, o sedan ainda cobriu o circuito em 7:25,2. Ultrapassou facilmente o Taycan Turbo S para reivindicar mais uma vez o recorde de produção de veículos elétricos, mas este foi de curta duração. Alguns meses mais tarde, o Rimac Nevera chegaria para acabar efetivamente com a rivalidade Porsche/Tesla.
Porsche Taycan Turbo S
7:33.3
A segunda tentativa de recorde do Taycan em Nurburgring ocorreu em 2022. Não se sabe se o recorde de 2021 da Tesla com o Model S Plaid teve ou não alguma coisa a ver com isso, mas a Porsche conseguiu cortar quase 10 segundos em comparação com a volta estabelecida pelo Taycan Turbo. Com 7:33.3, o Turbo S também bateu o Model S Plaid por alguns segundos para recuperar o recorde EV. Para além da potência extra disponível no Turbo S, o carro tinha um novo kit de desempenho e o sistema Porsche Dynamic Chassis Control. Não se tratam de atualizações pós-venda, o que significa que o tempo da volta é oficial para um veículo de produção em série.
Tesla Model S Plaid
7:35.5
Não foi muito tempo depois da Tesla ter anunciado o Model S Plaid atualizado que surgiram rumores de uma tentativa de recorde em Nurburgring. Os rumores foram alimentados por avistamentos do Model S na pista em 2021, colocando à prova o seu grupo motopropulsor tri-motor com 1.020 cavalos de potência.
E os rumores acabaram por ser verdadeiros. O sedan de grandes dimensões registou um tempo de volta oficial de 7:35,5 – ficando aquém das expetativas, mas ainda assim o suficiente para vencer o Taycan Turbo. Pelo menos, durante algum tempo.
Porsche Taycan Turbo
7:42.3
Lançado em 2019 para o ano modelo de 2020, o Taycan Turbo é o primeiro veículo elétrico moderno da Porsche. E é uma estreia impressionante, com 616 CV em funcionamento normal ou 671 CV com o overboost ativado. A Porsche indica um tempo dos 0 aos 100 km/h de 3,0 segundos. E esta é a versão “base” do Taycan.
Embora seja tecnicamente o Porsche Taycan mais lento em Nurburgring, continua a ser bastante rápido. O construtor registou um tempo oficial de 7:42.3 com um modelo de pré-produção em 2019, combinando com a geração anterior do BMW M4 CS.
Hyundai Ioniq 5 N
7:45.5
Não temos visto muito da Kia ou da Hyundai em Nurburgring, pelo menos no que diz respeito aos tempos de volta. O conglomerado sul-coreano tem uma infinidade de veículos elétricos à venda atualmente e o Ioniq 5 N destina-se, decididamente, aos fãs do desempenho. Com até 641 CV disponíveis em curtos impulsos com a função N Grin Boost (N de Nurburgring, obviamente), há muita potência para andar depressa. O tratamento N não se limita a adicionar potência, como descobriram os responsáveis da publicação alemã Sport Auto que efectuaram a volta. Travões maiores, suspensão mais baixa e pneus aderentes contribuíram para um impressionante tempo de volta de 7:45.5 com o piloto Christian Gebhardt ao volante.
Mercedes-Benz SLS AMG Elétrico
7:56.2
Muito antes de as letras EQ serem sinónimo de veículos elétricos da Mercedes, já existia o SLS AMG Electric Drive. Com portas de asa de gaivota e uma pintura em tons de verde, o supercarro era impossível de perder. E quando se estreou em 2012, reforçou o seu bom aspeto com 738 cavalos de potência. Uma bateria de 60,0 quilowatts-hora alimentava quatro motores elétricos, fazendo com que o carro de 4.700 libras atingisse os 100 km/h em menos de quatro segundos.
Seguiu-se uma volta cronometrada à Nordschleife em 2013, com o SLS elétrico a ultrapassar a marca dos oito minutos. Infelizmente, a bateria só tinha energia suficiente para fazer uma volta completa e, em condições normais de condução, a autonomia era de apenas 190 km. Inicialmente, estava planeada a produção de cerca de 100 unidades, mas apenas nove foram produzidas.
Audi R8 E-Tron
8:09.0
É difícil acreditar que o Audi R8 E-Tron foi lançado há 15 anos. Nessa altura, era um supercarro em pré-produção, conhecido sobretudo pela sua aparição no franchise de filmes do Homem de Ferro. Mas não era apenas uma cara bonita, utilizando um grupo motopropulsor duplo com uma bateria de 49,0 quilowatts-hora que gerava 376 cavalos de potência e 605 libras-pés de binário. Não parece muito hoje em dia, mas em 2012, foi o suficiente para dar ao R8 E-Tron o recorde EV Nordschleife com um tempo de volta de 8:09.
O R8 E-Tron tornou-se um verdadeiro automóvel de produção em 2015, mas a sua produção foi de curta duração. Foram construídos menos de 100 exemplares antes de a Audi ter desligado a ficha apenas um ano depois, deixando espaço para outros modelos E-Tron. Ironicamente, nenhum deles fez tentativas oficiais de dar uma volta em Nurburgring.
Peugeot EX1
9:01.34
A Peugeot participou nos primeiros tempos da era moderna dos VE com o conceito EX1. Ao contrário dos conceitos da Audi ou da Porsche, a Peugeot não tinha qualquer ilusão quanto ao facto de o passar à produção. Um minúsculo veículo de dois lugares com um cockpit aberto, que se baseava num design muito ligeiro com um grupo motopropulsor de dois motores que gerava apenas 335 CV.
Em 2011, foi o suficiente para que a Peugeot conseguisse um recorde de Nurburgring para veículos eléctricos. O tempo de volta de 9:01.34 estava longe de ser competitivo no segmento de combustão, mas superou a volta de 2010 do Mini E em quase um minuto.
Mini E
9:52.0
Nos primórdios da eletrificação, a Mini estreou o protótipo E – um Cooper convertido a gasolina com uns modestos 201 cavalos de potência e 162 libras-pés de binário. O projeto de trabalho artesanal acabou por dar origem ao BMW i3 de produção, mas não antes de uma volta ao ‘Ring’.
Em 2010, Thomas Jagr completou uma volta ao Nordschleife ao volante do Mini E Racer em 9:52. Foi o primeiro veículo elétrico a completar uma volta cronometrada a Nurburgring e, apesar de não estar a manter nenhum recorde atualmente, um tempo inferior a 10 minutos para uma tecnologia incipiente foi impressionante.