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Os 10 maiores flops da indústria automóvel de todos os tempos

A indústria automóvel está em constante evolução e inovação apresentando-nos a algumas das mais incríveis invenções que alguma vez vimos.

Desde carros elétricos a veículos dotados de condução autónoma, têm existido alguns sucessos espantosos ao longo dos anos. Mas para cada história de sucesso (que são muitas, felizmente), há também alguns casos de fracassos que nunca saíram do estirador.
Aqui ficam 10 dos maiores flops da indústria automóvel de todos os tempos que nós, Revista Carros & Motores identificámos. Claro que existem muitos mais, mas estes são para nós os mais representativos e provenientes da indústria automóvel a nível mundial.

1. Ford Edsel (1958): O Ford Edsel foi um dos mais famosos fracassos na história do automóvel – e por uma boa razão! Lançado em 1958 como um sedan de luxo, destinava-se a ser a resposta da Ford à Cadillac e a outras marcas de luxo. Infelizmente, o seu estilo único não cativou os consumidores da época, levando a números de vendas muito reduzidos. Foi descontinuado em 1960, dois anos apenas após ter sido lançado no mercado.

2. Pontiac Aztek (2001): O Pontiac Aztek foi uma tentativa da General Motors de capitalizar a crescente popularidade dos SUV, que começavam a ter uma palavra a dizer no início do século XXI. No entanto, o seu design pouco apelativo, com revestimentos de plástico em todos os painéis de carroçaria não conseguiu conquistar clientes e rapidamente ficou conhecido como um dos maiores erros alguma vez cometidos pela GM, o que acabou por resultar na sua “destituição” da gama apenas três anos após a sua data de lançamento.

3. DeLorean DMC-12 (1981): O DeLorean DMC-12 tornou-se icónico devido ao seu papel principal na série de filmes “Back To The Future” (Regresso ao Futuro), mas este desportivo com portas de abertura em asa de gaivota, provou estar longe de ter sucesso quando foi lançado em 1981 pela empresa de John DeLorean, que infelizmente faliu apenas dois anos mais tarde, devido ao baixo número de unidades produzidas e às más críticas de desempenho dos consumidores, que o consideraram demasiado lento em comparação com outros desportivos da época.

4 Nissan Cube (2009): Quando foi lançado no mercado norte-americano em 2009, o Nissan Cube prometeu muito mas falhou.; O desenho bizarro, com vidros traseiros assimétricos, fizeram com que este modelo chamasse a atenção pela negativa, enquanto o motor com pouca potência dificilmente suplantava outros modelos mais apelativos e com motores de quatro cilindros. Apesar do interesse inicial, o modelo desapareceu rapidamente do catálogo da Nissan, decorria o ano de 2013, deixando para trás um legado do qual não dá para ter orgulho.

5 Yugo GV(1985): O construtor jugoslavo Zastava lançou o Yugo GV em 1985 na esperança de fazer mossa no segmento de carros com preços competitivos que pululavam pela União Europeia; no entanto, os resultados foram muito inferiores aos esperados; componentes fabricados a baixo custo e de má qualidade transformaram este Yugo num produto de qualidade muito baixa. Após um aumento inicial das vendas, os números cedo caíram, levando Yugo GV à morte prematura pouco antes da queda da Jugoslávia 1991 .

6 Cadillac Cimarron(1982): O Cadillac Cimarron lançado em 1982 marcou a primeira tentativa da marca americana entrar no segmento compacto de luxo, muito procurado na época. No entanto, o preço de entrada elevado suplantava alguns dos seus rivais, que em alguns casos eram significativamente maiores. Ninguém está disposto a pagar um preço premium por um caso que se parecia do segmento abaixo e não oferecia assim tanto que valesse o dinheiro. A Cadillac cedo percebeu que o caminho não seria por ali e, em 1988, descontinuou este modelo, deixando para trás um automóvel incompreendido por uma América do Norte que queria grande e barato.

7 AMC Pacer(1975): O AMC Pacer de 1975 apresentou um conceito revolucionário “wide small”, oferecendo grade espaço interior numa carroçaria de dimensões globais mais estreitas, em comparação com os sedans tradicionais. No entanto, a combinação de linhas de design invulgarmente complexas, resultou num conjunto pesado e dispendioso, que acabou por não corresponder às expetativas, apesar dos elevados números de vendas iniciais. O modelo foi descontinuado em 1980, tendo apenas sobrevivido cinco anos, o que deixou para trás mais um passo em falso da American Motors Corporation.

8 Chevrolet Corvair Monza Spyder(1965) : O Chevrolet Corvair Monza Spyder de 1965 trouxe à tona uma ideia ambiciosa. Criar a versão desportiva do Corvair com tração e motor traseiros, numa ideia de recriar o sucesso do Porsche 911. Mas, sem conhecimentos de engenharia e sem fundos de desenvolvimento, singificou um produto final inferior comparativamente à concorrência, fazendo com que as vendas do modelo permancessem estagnadas. Foi descontinuado em 1969, no meio de preocupações com a segurança, coisa que este automóvel tinha pouca!!!

9 Renault Avantime(2001) : O Renault Avantime, lançado em 2001, marcou a incursão do construtor francês num ambicioso projeto/automóvel que combinava elementos de coupé, de carrinha e de SUV, e que tinha por base a plataforma da Renault Espace. Mas o conceito provou ser demasiado avançado para a época, resultando numa baixa taxa de produção, acabando por conduzir a um final prematuro em 2003 com um ciclo de vida inferior a 2 anos, apesar dos numerosos prémios conquistados pela natureza inovadora do projeto lançado na altura.

10 Chrysler TC By Maserati (1989): O Chrysler TC By Maserati de 1989 tentou trazer o estilo italiano às estradas americanas, combinando o design das duas marcas. Todavia, a junção de componentes dispendiosos e tecnologia desatualizada fez deste um projeto com preços irreais, o que resultou num número extremamente limitado de unidades produzidas durante um breve período de 3 anos, que terminou em 1992. Foi o fim de uma parceria mal sucedida entre as duas marcas.

 

 

 

 

 

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